SóProvas


ID
911914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à evolução da administração e ao processo
administrativo, julgue os itens a seguir.

Uma das dificuldades do Balanced Scorecard (BSC) refere-se à ampliação do número de indicadores, dada a subjetividade dos indicadores não financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa, pessoal!

    Olha só o que diz Augustinho Vicente Paludo no seu livro Administração pública página 205 (Muito bom o livro - recomendo!!!)

    Embora importantes, os indicadores financeiros não revelam o esforço despendido por áreas ou setores não diretamente envolvidos na produção ou na prestação de serviços, bem como não conseguem explicar o porquê de tantas oscilações no lucro das empresas. A dificuldade em ampliar esses indicadores consiste na subjetividade que acompanha os indicadores não financeiros. 

    Como informação nunca é demais, vamos lá. Quais são as 4 perspectivas do BSC? Isso tem que estar na ponta da língua, minha gente!!

    Indicadores qualitativos (não financeiros)
    Perspectiva dos clientes
    Perspectiva dos processos internos
    Perspectiva do aprendizado e crescimento

    Indicador quantitativo
    Perspectiva financeira

  • Item Correto
    BSC foi elaborado para prover uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir para equilibrar a perspectiva financeira.O BSC é um sistema de gestão - não apenas de medidas - e busca traduzir a visão e a estratégia da organização em ações.Para aplicar o BSC , é necessário seguir os aspectos:
    *Financeiros
    *Clientes
    *Processos Internos
    *Aprendizado e crescimento
    *Visão e estratégia.
    BSC permite que a organização quantifique os resultados pretendidos a longo prazo, identifique mecanismos, forneça recursos para que os resultados sejam alcançados e estabela referencias de curto prazo para as medidas financeiras e não financeiras.Busca promover resultados positivos para a organização como um todo.
    Fonte :Adm Geral para Concursos - editora Grancursos.
  •  
    É isso mesmo. O componente não financeiro dificulta a ampliação de 
    indicadores, em face da subjetividade quando se fala, por exemplo, em 
    melhoria no aprendizado e crescimento. 

    POntodosconcursos- Vinicius Oliveira - MPU/2013!
  • Prof. Carlos Xavier:

     

    Questão muito mal feita, que deveria ter sido anulada. A banca considerou correta a afirmação, apesar do fato de que indicadores não financeiros podem sim ser objetivos. O mais comum é se falar numa maior subjetividade dos indicadores de aprendizado e crescimento, mas ainda assim eles podem ser medidos.

  • questão dual pode ser um problema e pode ser uma solução tb.

  • A ANA LACROU!

     

    INDICADORES QUALITATIVOS (NÃO FINANCEIROS) - SUBJETIVOS
       - Perspectiva dos clientes
       - Perspectiva dos processos internos
       - Perspectiva do aprendizado e crescimento

     

    INDICADOR QUANTITATIVO - OBJETIVOS
       - Perspectiva financeira

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A assertiva induz ao leitor que o festejado BSC possui mais de uma dificuldade, o que contrariaria a sua importância. Conforme já mencionado no certeiro primeiro comentário da Ana Zanatta, a dificuldade mencionada na assertiva restringe-se a um dos indicadores. Talvez a banca tenha extrapolado ao ampliar para o mecanismo todo, além de sugerir que outras dificuldades existiriam. 

  • Algumas dificuldades na implementação do BSC que eu tenho no meu resumo 

     

    - má definição de objetivos, ou objetivos que não conseguem ser mensuráveis, dificultam a implementação do BSC.

    Um problema enfrentado pelo BSC é a subjetividade das perspectivas não financeiras. Nessas perspectivas, o número de indicadores é menor, tendo em vista a dificuldade de implementá-los.

    O BSC utiliza uma perspectiva direcionada, unilateral, não considerando as diversas interferências de outros fatores, principalmente os externos a organização

    - dificuldade da sua utilização em certos casos, na definição de indicadores, originando resultados pouco realistas algumas das vezes