-
O método escolha forçada consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho. A avaliação de colaboradores com base em fatores de desempenho é a escala gráfica.
Exemplo do método de escolha forçada:
Exemplo do método escala gráfica:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_desempenho
-
Escolha forçada
O avaliador recebe formulários organizados em blocos com duas ou quatro frases e é obrigado a escolher uma ou duas que melhor expliquem o desempenho do avaliado.
A Escolha forçada: Consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco ele deverá
forçosamente escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário.
Vantagens: é reconhecida como um método que proporciona resultados bastante confiáveis, pois minimiza a influência da subjetividade do avaliador.
Desvantagens: sua elaboração é muito complexa e não proporciona maiores informações sobre os pontos fortes do avaliado.
-
O método citado pela questão é o de LISTA DE VERIFICAÇÃO que é uma simplificação do método Escalas Graficas.
-
Trata-se do método de Escalas Gráficas: formulário onde cada fator é mensurado de acordo com uma escala numérica ou conceitual, atribuindo-se notas para cada dimensão (usualmente de 1 a 5).
-
errado. método da lista de verificação (check-lists)
-
Questão Errada! Segundo o Professor: Rodrigo Rennó do EVP. Esse método seria da Escalas Gráficas , ou seja, métodos mais usado e mais antigo de avaliação de desempenho. Porém, facilita generalizações simplistas e análises subjetivas e preconceituosas.
-
Pessoal! Confundi com os comentários de vocês!
Alguns disseram que o método é de escalas gráficas, outros listas de verificação. Deu um nó na minha cabeça, rs.
Na obra de Chiavenato, o método de escalas gráficas consiste numa tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas os graus de avaliação de desempenho.
Já as listas de verificação assemelha-se ao método das escalas gráficas, sendo uma simplificação daquele. O avaliador elabora uma lista de pontos a serem avaliados e a eles atribui avaliações quantitativas.
Então a questão refere-se a lista de verificação e não escalas gráficas!
Pessoal, não querendo ser chata, mas vejo muitos comentários incoerentes em relação à questão. Cuidado!!! Viajar demais, faz perder ponto na prova ...
Bons estudos!
-
Pessoal tá confundindo demais, não é escala gráfica, mas FOLHA/LISTA DE VERIFICAÇÃO.
-
Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho
Escalas Gráficas: É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Avalia as pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco).
Escolha Forçada: Avalia através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases – o avaliador deve escolher entre as que mais representam (+) ou mais se distancia do avaliado (-).
Pesquisa de Campo: É um dos métodos mais completos. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com gerentes (linha) para, em conjunto,avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
Método dos incidentes críticos: Bastante simples, baseando-se nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso)ou altamente negativos (fracasso) – não se preocupa com o desempenho normal.
Lista de Verificação: É baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-list) a respeito de cada funcionário. Cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa (1, 2, 3, 4 e 5).
http://pt.scribd.com/doc/6089695/Metodos-Tradicionais-de-Avaliacao-de-Desempenho
-
Método das Escalas Gráficas: Um dos métodos mais tradicionais que existe, o mais utilizado, um método quantitativo. Constitui em uma tabela de dupla entrada, sendo que de um lado tem os fatores de desempenho e de outro os critérios de avaliação. O avaliador vai relacionar de 1 a 5 em cada fator. Ao final haverá uma soma de fatores que resultara em uma nota.
Avaliação por Escolha Forçada: Conjunto de frases descritivas no qual vai ser marcado nesse conjunto pelo menos duas frases, uma indicando um aspecto positivo e outra indicando o aspecto negativo. Uma escolha forçada de um número X de frases. Um método que minimiza o efeito halo pelo fato de ter que escolher uma frase positiva e outra negativa as outras não avalia, por ser forçado a julgar positivamente e negativamente.
Blocos formados por frases de significado positivo ou negativo ou só positivos. As frases obedecem ao critério da aplicabilidade e discriminação.
-
Escolha Forçada: este foi um método criado para eliminar a superficialidade, a
subjetividade e a generalização(efeito halo) produzidos pelo método das
escalas gráficas. Neste método o desempenho é medido através de
blocos de frase descritivas do comportamento. Em cada bloco o avaliador
deve escolher forçosamente uma ou duas frase que mais se aplicam ao
avaliado. Ou então, escolher uma frase que melhor represente o
desempenho do avaliado e outra que menos represente este
desempenho.
O resultado da avaliação é obtido pelo somatório dos pontos subjacentes
a cada escolha os quais são desconhecidos para o avaliador.
-
A questão misturou conceitos - métodos de avaliação de desempenho tradicionais:
O método denominado escolha forçada (Correto seria: Conjunto de frases descritivas no qual vai ser marcado nesse conjunto pelo menos duas frases) é utilizado por organizações que avaliam seus colaboradores com base em fatores de desempenho como assiduidade, criatividade e capacidade de trabalho, a partir de um sistema cujas notas variam de 1 a 5 (Correto seria: Escalas Gráficas - esse método pontua em uma escala a avaliação dos itens).
-
olha, eu me embananava toda com essas avaliações então gravei assim:
ESCOLHA FFF ORÇADA = FFF RASES DESCRITIVAS
ESCALA GRÁFICA = GRÁFICOS TEM A VER COM NÚMEROS.
-
Método da Escolha Forçada: Esse método é bastante antigo, pois foi utilizado para a escolha de oficiais a serem promovidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Após experimentos, esse método teve resultados satisfatórios e começou a ser utilizado por empresas.
Esse método avalia o desempenho dos indivíduos por meio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipo de desempenho individual. Consiste em um conjunto de frases que contém sentenças positivas e negativas. Dentre essas sentenças, o avaliador escolhe a que menos se aplica e a que mais de aplica ao avaliado.
Vantagens desse método:
- Elimina o efeito de hallo, pois os resultados obtidos através desse método são mais confiáveis e livres de influências subjetivas.
- A aplicação do método é simples.
Desvantagens desse método:
- Exige um planejamento muito cuidadoso e esse método é muito demorado, sendo sua elaboração dotada de complexidade.
- É limitado, pois aponta apenas funcionários bons, médios e fracos, sem maiores informações.
-
As vezes, quem sabe mais, erra. O QoS visa estabelecer prioridades na conexão, principalmente naquelas submetidas a variações. FIFO é, basicamente, uma fila de prioridade em que o primeiro a entrar, é o último sair. Pronto. CERTO, se pensar demais, erra.
-
Além do mais, não mencionou o termo garante, apenas que PODEM ser utilizados para MELHORAR.