SóProvas


ID
912013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito de contratos e compras, julgue os itens subsecutivos.

Não se admite a aplicação de princípios e disposições de direito privado a contratos administrativos de compras públicas, dada a superioridade da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. SE APLICA SIM - LEI 8666/93. Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
  • Apesar de serem regidos por normas específicas do direito público, nestes ainda subsidiariamente incidem em caráter supletivo os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado (art. 54,caput, da Lei 8666/1993). Na esfera privada, a liberdade é a priori ampla e informal. Já no âmbito público, temos a exigência de série de requisitos tanto formais como de conteúdo, que são impostos por lei à Administração, embora esta disponha, a seu turno, de privilégios próprios para fixar, alterar e extinguir tais contratos.

  • Os contratos administrativos são regidos por normas e principios de Direito Público, sendo que as normas de Direito Privado são aplicadas apenas supletivamente, jamais substituindo ou derrogando as regras de Direito Público. 

  • Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • EX.:  O PRINCÍPIO DO DIREITO PRIVADO EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS APLICA-SE NO DIREITO PÚBLICO QUANDO HOUVER ATRASO SUPERIOR A 90 DIAS DOS PAGAMENTOS DEVIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Acredito que a palavra "superioridade" também entregou a questão.