-
A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, uma vez que restringe o manuseio aos originais, constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais,
Possui natureza complexa de um ambiente tecnológico de rápidas mudanças e, em geral, de custos elevados para sua implementação e manutenção, sugere-se elaborar projetos cooperativos com outras organizações possuidoras de infra-estrutura tecnológica e pessoal especializado, que ofereçam estrutura tecnológica adequada à captura digital, ao acesso e o armazenamento com garantias de segurança e preservação a longo prazo.
-
ta errado!
pois os custos nao sao tao baixos assim.
-
A digitalização, processo constante do conceito de DI, pode ser definida como a reprodução, por varredura eletrônica, de documentos já existentes em outros suportes, permitindo a visualização do documento em um terminal ou sua impressão em papel. Esta técnica permite à instituição novas possibilidades de acesso à informação, pois os documentos poderão ser disponibilizados na Intranet ou até mesmo na Internet, podendo ser acessados simultaneamente por diversos
usuários, sem a necessidade de se buscar o documento original no local em que está arquivado. A digitalização, assim, foca primordialmente a questão do acesso mais ágil aos arquivos.
E tambem o custo nao é tao baixo assim.
-
Colegas, outro erro da questão é: já que a digitalização não permite o descarte do original, logo, não possibilitará a redução de gastos com ações de conservação.
um abraço!!
-
eu acho que o erro está em "prescindem de conhecimento arquivistico" que significa não precisa..
-
Colegas, a fote para responder a questão está na página 20, do documento em:
http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/congresso_abarq__ctde_final.pdf
Documentos digitais – Problemas
- Fragilidade intrínseca do armazenamento digital – degradação física do suporte.
- Rápida obsolescência da tecnologia digital:
hardware, software e formatos;
- Dificuldade em garantir a integridade dos documentos – fácil acesso;
- Complexidade e custos da preservação digital;
- Dependência social da informação digital: dependência do documento digital como fonte de prova das funções e atividades de indivíduos, instituições e governos.
Bons estudos!
-
Olá galera !
o erro está na palavra prescindem que significa dispensar
essa palavra é um ótimo peguinha em concurso,portanto
prestem bastante atenção quando vir em algum enunciado
Espero ter ajudado, força galera !!
-
Assertiva ERRADA.
Em outras palavras: " A digitalização tem baixo custo e blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá e o cara não precisa saber nada de arquivologia."
FAIL
-
digitalização custa o olho da cara!
Gab. errado
-
Eu concordo que a questão está ERRADA, mas dizer que o erro está no fato de que precisa de conhecimentos arquivísticos para digitalizar é meio absurdo. Eu, por exemplo, já digitalizei inúmeros documentos na empresa em que trabalhei e não sabia nem o que era Arquivologia. kkkk
-
A digitalização tem baixo custo, pois possibilita a redução de gastos com ações de conservação e contratação de profissionais, que, para a realização desse processo, prescindem de conhecimento arquivístico.
Erro em vermelho.
Prescindir = Dispensar
-
Uma coisa que aprendi com o Cespe e nunca mais vou esquecer, é o significado da palavra prescindir.