SóProvas


ID
912052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nos documentos e resoluções elaborados pelo Conselho
Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens seguintes,
relativos ao tratamento de documentos arquivísticos digitais
e digitalizados.

A preservação de documentos digitais tem a finalidade de manter o acesso contínuo à informação, garantindo sua autenticidade mediante o uso de diversas estratégias, tais como a prevenção da obsolescência tecnológica de hardware, software e formato, e os procedimentos de migração, atualização e conversão.

Alternativas
Comentários
  • digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, uma vez que restringe o manuseio aos originais, constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais,
    Deve-se levar em consideração os custos de implantação do projeto de digitalização, compreendendo que um processo como este exige necessariamente um planejamento com previsão orçamentária e financeira capazes de garantir a aquisição, atualização e manutenção de versões de software e hardware, a adoção de formatos de arquivo digitais e de requisitos técnicos mínimos que garantam a preservação e a acessibilidade a curto, médio e longo prazos dos representantes digitais gerados.
  • Observação, não confundir documento digital com documento digitalizado. 
    "7.    O documento digital e o documento digitalizado são a mesma coisa?
    Resposta: O documento digitalizado é um tipo de documento digital. Os documentos digitais têm duas origens distintas: os que já nascem digitais e os que são gerados a partir de digitalização. Ambos são codificados em dígitos binários, acessíveis e interpretáveis por meio de um sistema computacional.
    O documento digitalizado é a representação digital de um documento produzido em outro formato e que, por meio da digitalização, foi convertido para o formato digital. Geralmente, esse representante digital visa a facilitar a disseminação e o acesso, além de evitar o manuseio do original, contribuindo para a sua preservação.Todo documento digitalizado é um documento digital, mas nem todo documento digital é um documento digitalizado.
     
    Exemplos:
    1) Documento nato digital (born digital): Textos em Microsoft Word, fotografias tiradas em câmeras digitais, plantas de arquitetura e urbanismo criadas em AutoCAD, mensagens de correio eletrônico, planilhas eletrônicas.
    2) Documento digitalizado: Cópia digitalizada da Lei Áurea; negativos e fotografias escaneados."
  • A preservação de documentos digitais tem a finalidade de manter o acesso contínuo à informação, garantindo sua autenticidade mediante o uso de diversas estratégias, tais como a prevenção da obsolescência tecnológica de hardware, software e formato, e os procedimentos de migração, atualização e conversão.

    Errei, quando li autenticidade pensei logo em certificado digital. Alguém poderia explicar melhor a questão. Grato

  • Fiquei com a mesma dúvida do Samuel. Para mim deveria ser DISPONIBILIDADE no lugar de AUTENTICIDADE.
    Alguém poderia ajudar?
  • Mais uma questão que cabe dois gabaritos! Também fiquei com a mesma dúvida, aliás, errei a questão...Não vejo lógica em  autenticidade/manter acesso contínuo/preservação...Esse Cespe é fogo!
    Pra mim, seria disponibilidade. Será que não foi anulada?
  • "O documento digital apresenta especificidades que podem comprometer sua 
    autenticidade, uma vez que é suscetível à degradação física dos seus suportes, à 
    obsolescência tecnológica de hardware, software e de formatos e a intervenções não 
    autorizadas, que podem ocasionar adulteração e destruição. Somente com procedimentos 
    de gestão arquivística é possível assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos