-
CERTO
Controle Interno Contábil --> objetiva aumentar a veracidade e fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis, logo aumentar a CONFIABILIDADE
-
O controle interno é um processo efetuado pelo conselho de administração, executivos ou qualquer outro funcionário de uma organização com a finalidade de possibilitar o máximo de garantia nas seguintes categorias de objetivos:
- Eficiência e eficácia das operações.
- Salvaguarda de seus ativos e prevenção e detecção de fraudes e erros.
- Confiabilidade das demonstrações financeiras. Exatidão, integridade e confiabilidade dos registros financeiros e contábeis.
- Conformidade com as leis e regulamentos vigentes. Aderência às normas administrativas, às políticas da empresa e à
legislação a qual está subordinada.
Fonte: Artigo sobre COSO
COSO - The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway
Commission
-
Segundo NBC TA 315:
Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. [...]
Gabarito: Certo
"It's under high pressure that diamonds are made."
-
GABARITO: CERTO- A questão está se referindo aos objetivos de comunicação.
Objetivos Operacionais – relacionam-se com a eficácia e a eficiência das operações da organização, inclusive metas de desempenho e de lucro, bem como reservas de recursos contra prejuízos. Variam de acordo com a decisão da administração em relação à estrutura e ao desempenho.
Objetivos de Comunicação – relacionam-se com a confiabilidade dos relatórios. Incluem relatórios internos e externos e podem, ainda, conter informações financeiras e não financeiras.
Objetivos de Conformidade – relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações, e em outros casos em todo um setor industrial.
-
São três objetivos dos controles internos:
Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.
Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.
Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.
Resolução certo