SóProvas


ID
912187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.

A auditoria interna contribui para o aperfeiçoamento da efetividade do controle interno.

Alternativas
Comentários
  • CONTROLE INTERNO = Gênero 

    AUDITORIA INTERNA = Espécie de Controle Interno
  • A auditoria interna desempenha uma função essencial ao avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos e ao recomendar melhorias. e o cumprimento de leis e normas aplicáveis. Ao incumbir-se de suas responsabilidades, a auditoria interna assiste a administração e o conselho de administração ou o comitê de auditoria no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.
    fonte: www.coso.org/.../COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf

  • Aperfeiçoamento? Existe Controle Interno perfeito?

    Aff, Cespe.

     

  • Tiago, em nenhum momento aperfeiçoamento quer dizer perfeição. É um processo de melhoria. Apenas.

  • Apenas a título de elucidação. Auditoria interna e controle interno são coisas distintas. Controle interno é o registro que o Zé, que trabalha na Indústria Logtipo, faz por meio de anotações na execução de suas atividades. Controle interno é, também, fruto das fichas que a secretária Maria da Logtipo guarda em seus arquivos. A auditoria interna é executada por determinado grupo de funcionários da própria Logtipo e o objeto da auditoria interna contempla o registro do Zé e as fichas que a Maria arquivou (elementos de controle patrimonial). Nesse sentido, o auditor interno Paulo César pode acompanhar ao vivo, por meio da observação, como Zé e Maria efetuam esses procedimentos que descrevi.

    Em seu relatório, o auditor interno (que é funcionário da Logtipo), dada a sua função de consultoria, propõe recomendações de modo que os administradores da entidade possam melhorar os seus processos internos (dentre eles o controle interno - que ocorre por meio de registros, fichas, anotações, etc.).

    Resposta: Certo.

  • Conforme COSO II, os auditores internos desempenham uma função essencial ao avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos e ao recomendar melhorias. 

    As normas estabelecidas pelo Institute of Internal Auditors no Brasil estipulam que o alcance da auditoria interna deve incluir o gerenciamento de riscos e os sistemas de controle. Essa tarefa compreende a avaliação da confiabilidade das informações, a eficácia e a eficiência das operações e o cumprimento de leis e normas aplicáveis. Ao incumbir-se de suas responsabilidades, os auditores internos assistem a administração e o conselho de administração ou o comitê de auditoria no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.

    Gabarito certo