SóProvas


ID
912196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.

O custo não pode ser utilizado como argumento para limitar a implementação do controle interno em uma entidade, tendo em vista a relevância desse controle para o funcionamento da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Aspectos de Controle Interno:
     
    a)    Relação Custo-Benefício;
    b)    Definição de Responsabilidades e Autoridade;
    c)     Segregação de Funções;
    d)    Acesso aos Ativos;
    e)    Estabelecimento de Comprovações e Provas Independentes;
    f)     Métodos de Processamento de Dados;
    g)    Pessoal.
     
    a) Relação Custo-Benefício
     
    O beneficio de um controle consiste na redução do risco de falhas quanto ao cumprimento dos objetivos e metas de uma atividade. O conceito de custo-benefício reconhece que custo de um controle não deve exceder os benefícios que ele possa proporcionar. Embora a determinação da relação custo-benefício em alguns casos não seja de fácil avaliação, o administrador deve, na medida do possível, efetuar estimativas e/ ou exercer um julgamento próprio a respeito.


    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/conceitos-basicos-de-controles-internos.asp
  • Resposta na COSO (http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf)


    Limitações

    A despeito de oferecer importantes benefícios, o gerenciamento de riscos corporativos está sujeito a limitações. Além dos fatores discutidos anteriormente, as limitações originam-se do fato de que o julgamento humano, no processo decisório, pode ser falho, as decisões de respostas a risco e o estabelecimento dos controles necessitam levar em conta os custos e benefícios relativos

    Podem ocorrer falhas causadas por erro ou engano humano, os controles podem ser anulados por conluio entre duas ou mais pessoas, e a administração tem o poder de recusar-se a aceitar as decisões de gestão de riscos. Essas limitações impedem que o conselho de administração e a diretoria executiva tenham absoluta garantia da realização dos objetivos da organização.


    Gabarito: errado


    "It's under high pressure that diamonds are made."

  • Custo (menor) X Benefícios (MAIOR).

    Bons estudos.

  • Conforme COSO II, em decorrência das sempre existentes limitações de recursos, as organizações devem considerar os custos e os benefícios relativos das decisões, inclusive os relacionados à resposta aos riscos e às atividades de controle.

    Ao se determinar se uma certa ação deve ser conduzida ou se um controle deve ser estabelecido, o risco de falha e o efeito em potencial sobre a organização são considerados com os custos pertinentes. Por exemplo, pode não valer a pena uma Companhia instalar controles sofisticados de estoques para monitorar níveis de matérias primas, quando a sua representatividade no custo do processo de produção for reduzida, se a matéria-prima não for perecível, se existirem fontes disponíveis para fornecimento imediato e se o espaço de armazenamento estiver disponível.

    Resposta: errado