SóProvas


ID
912223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.

A análise dos riscos pressupõe, necessariamente, a mensuração matemática, mediante a multiplicação dos fatores de impacto e probabilidade.

Alternativas
Comentários
  • fatores de risco x probablidade.


    Portanto a resposta esta errada
  • Na análise dos riscos, pode-se recorrer à análises qualitativas ou quantitativas dos mesmos.
    A análise qualitativa faz a priorização dos riscos através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    Já a análise quantitativa faz a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais.

    COSO - The Committee of Sponsoring Organizations of the TreadwayCommission Eduardo Martins Pereira Fernando Bracalente Marcelo Dinofre Mario Luiz Bernardinelli
  • Segundo COSO (http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf)


    "O gerenciamento de riscos corporativos requer que a organização adote uma visão de portfólio dos riscos, procedimento que poderá exigir a participação de cada um dos gerentes responsáveis por unidades de negócios, funções, processos ou outras atividades que envolvam avaliação de risco, a qual poderá ser quantitativa ou qualitativa."


    Gabarito: errado


    "It's under high pressure that diamonds are made."

  • A avaliação de riscos permite que uma organização considere até que ponto eventos em potencial podem impactar a realização dos objetivos. A administração avalia os eventos com base em duas perspectivas – probabilidade e impacto – e, geralmente, utiliza uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os impactos positivos e negativos dos eventos em potencial devem ser analisados isoladamente ou por categoria em toda a organização. Os riscos são avaliados com base em suas características inerentes e residuais.

    Fonte: http://www.coso.org/documents/coso_erm_executivesummary_portuguese.pdf (pg. 53)

  • Avaliação de riscos não é um cálculo mecânico simples. Não é um mero cálculo matemático, mas uma avaliação complexa à luz das circunstâncias, alinhadas a objetivo da organização. Impacto e probabilidade são fatores de ponderação, mas não resumem o assunto.

    Resposta: errado