SóProvas


ID
912226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.

O processo de avaliação de riscos envolve requisitos de formalização e estruturação, o que impede sua aplicação a entidades de pequeno porte.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A adequação da estrutura organizacional de uma entidade depende em parte de seu tamanho e da natureza de suas atividades. Uma organização altamente estruturada, com linhas formais de comunicação e responsabilidades, poderá ser adequada para uma organização de grande porte com numerosas divisões operacionais, inclusive operações no exterior. Porém, esse tipo de estrutura pode prejudicar o fluxo necessário de informações em uma organização de pequeno porte. Qualquer que seja a estrutura, a entidade deve estar organizada de modo a possibilitar um gerenciamento de riscos corporativos eficaz e desempenhar as suas atividades de modo a atingir os seus objetivos.

    Fonte: http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf

    Bons estudos.
  • Processo de avaliação de risco é para QUALQUER TIPO de entidade (grande, média, pequena), obviamente levando-se em conta a relação Custo X Benefício. Aquele não pode ser maior do este.

    Bons estudos.

  • O controle interno pode ser implementado em sociedades pequenas, médias e grandes, com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas. O sistema de controle interno de uma entidade de pequeno porte pode ser menos formal e estruturado, mas ainda ser eficaz.

    Resposta errado

  • Outra forma de pensar é que o controle NUNCA pode ser mais caro que o ativo. Se a empresa for pequena, ela terá que ajustar uma metodologia robusta para que seja exequível à sua realidade.

    Gabarito: Errado