SóProvas


ID
915823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Sistema Tributário Nacional e das regras constitucionais relacionadas às finanças públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Item A

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    VI - instituir impostos sobre: (Vide Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

    Item B


    Art. 167. São vedados:
    X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Item C
    É na verdade o único que pode ser feito por MP devido a sua natureza urgente:
    Lei 4320/64:
    Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    Item D
    Esse é o príncipio da legalidade, o da irretroatividade impede que a lei afete fato gerador anterior à instituição do tributo.

    Item E

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
    I - propriedade predial e territorial urbana;
  • A) CORRETA - É vedado a União, Estados, DF e Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros

    B) ERRADA - É vedada a transferência voluntária de rescursos e concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    C) ERRADAOs créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    D) ERRADA - O princípio descrito é o da LEGALIDADE pois restringe a atuação do poder público a previsão legal. O princípio da irretroatividade tributária diz respeito a um determinado imposto não atingir um fato acontecido antes de sua vigência.

    E)
    ERRADA - Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana.
  • A) Correta-Os estados não podem cobrar o imposto sobre propriedade de veículo automotores de veículos de propriedade de autarquia pública federal prestadora de serviço público, pois a CF estabelece, para casos como esse, a imunidade recíproca.

    Alinea a, inciso VI do artigo 150 CF/88

    B) Errada-Dada a sua função redistributiva, a União pode realizar, para pagamento de despesas com pessoal estadual, transferência voluntária de recursos federais aos estados.

    Inciso X do artido 167 da CF/88

    C) Errada- A abertura de crédito extraordinário, admitida somente para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, não pode ser feita por meio de medida provisória.

    Parágrafo 3º. do artigo 167 e artigo 62 da CF/88 

    D) Errada- O princípio da irretroatividade tributária relaciona-se à proibição de os entes federativos exigirem ou aumentarem tributo sem lei que o estabeleça
    alinea a, inciso III art. 150.

    E) Errada-Compete aos estados instituir imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana

    Inciso I do artigo 156 da CF/88
  • Com relação à alternativa "a"., cumpre ainda destacar o seguinte.

    Art. 150, § 2º - A vedação do inciso VI, "a", é extensiva às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda e aos serviços, vinculados a suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes
    .

    E se a questão se referisse a empresa pública prestadora de serviço público, também estaria correta? Bem, vamos dar uma olhada no § 3º do art. 150:

    § 3º - As vedações do inciso VI, "a", e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel.

    Pois é, o STF já teve oportunidade de se manifestar acerca do tema, e considerou que empresa pública prestadora de serviço público típico, submete-se à imunidade tributária recíproca. O caso julgado envolvia a Empresa Pública Correios, em relação ao serviço postal ( AI 748656/SP)
  • resposta correta "A"

    Art. 150

    VI - instituir impostos sobre:

    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

  • A opção "A" está correta, conforme o ART. 150,VI, "a",da CF; 
    É vedado a União, Estados, DF e Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;


    A opção "B"  está incorreta, conforme o ART. 167,X, da CF;
    -A transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 


    A opção "C" está incorreta conforme o ART. 167 § 3°, 62, da CF;
    -A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no ART. 62 -Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. 


    A opção "D" está incorreta  conforme o ART. 150, III, "a", da CF;
    -Esse é o princípio da legalidade, o da irretroatividade impede que a lei afete fato gerador anterior à instituição do tributo.


    A opção "E" está incorreta conforme o ART. 156,I, da CF.-
    -Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana;