A) Correta-Os estados não podem cobrar o imposto sobre propriedade de veículo automotores de veículos de propriedade de autarquia pública federal prestadora de serviço público, pois a CF estabelece, para casos como esse, a imunidade recíproca.
Alinea a, inciso VI do artigo 150 CF/88
B) Errada-Dada a sua função redistributiva, a União pode realizar, para pagamento de despesas com pessoal estadual, transferência voluntária de recursos federais aos estados.
Inciso X do artido 167 da CF/88
C) Errada- A abertura de crédito extraordinário, admitida somente para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, não pode ser feita por meio de medida provisória.
Parágrafo 3º. do artigo 167 e artigo 62 da CF/88
D) Errada- O princípio da irretroatividade tributária relaciona-se à proibição de os entes federativos exigirem ou aumentarem tributo sem lei que o estabeleça
alinea a, inciso III art. 150.
E) Errada-Compete aos estados instituir imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana
Inciso I do artigo 156 da CF/88
A opção "A" está correta, conforme o ART. 150,VI, "a",da CF;
É vedado a União, Estados, DF e Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
A opção "B" está incorreta, conforme o ART. 167,X, da CF;
-A transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A opção "C" está incorreta conforme o ART. 167 § 3°, 62, da CF;
-A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no ART. 62 -Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
A opção "D" está incorreta conforme o ART. 150, III, "a", da CF;
-Esse é o princípio da legalidade, o da irretroatividade impede que a lei afete fato gerador anterior à instituição do tributo.
A opção "E" está incorreta conforme o ART. 156,I, da CF.-
-Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana;