SóProvas


ID
916072
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O financiamento do gasto público por intermédio da criação de moeda de alta potência gera uma espécie de tributação explícita. Sendo assim, o governo pode obter montantes significativos de recursos ano após ano pela emissão de moeda.

Alternativas
Comentários
  • Uma das principais fontes de financiamento do déficit público é a emissão monetária. Como o governo é o detentor do monopólio da emissão ele pode apropriar-se dos recursos reais, por meio do aumento de gastos, em troca da base monetária.
    A senhoriagem é definida como a receita total do governo oriunda do aumento da base monetária.

    Fonte: http://professorgilmar.files.wordpress.com/2009/12/apostila-de-economia-do-setor-publico-teoria-e-exercicio-2.pdf

    Abs.
  • a) Essa receita tributária será aumentada se a economia estiver operando sob o regime de metas de inflação.

    ERRADO: Se a economia opera sob o regime de metas de inflação, teoricamente, não haverá senhoriagem porque haverá pressão inflacionária.

    b) Essa fonte de receita não é absorvida pelo público sob a forma de moeda.

    ERRADO: a criação de moeda será absorvida pelo público, tanto que gerará pressão inflacionária.

    c) O efeito inflacionário dessa expansão monetária para financiar o gasto público é anulado com a redução da alíquota do imposto de renda.

    ERRADO: ao diminuir o IR aumentará a disponibilidade de renda e a inflação aumentará pois haverá mais dinheiro disponível para gasto, deslocando a demanda agregada.

    d) O efeito inflacionário dessa expansão monetária para financiar o gasto público é anulado quando há regime de câmbio fixo.

    ERRADO: Segundo modelos tradicionais, em um regime de câmbio fixo, o Estado promete converter sua moeda fiduciária em reservas (moeda estrangeira ou ouro) a uma taxa de câmbio preestabelecida. Neste caso, os custos de manutenção de tais reservas acabam por reduzir a senhoriagem. Entretanto, hoje sabe-se que a manutenção do câmbio fixo leva a aumento inflacionário e desemprego no médio prazo, o que inviabilizaria o efeito do regime.

    e) Essa fonte de receita é conhecida como senhoriagem, que é a capacidade de o governo arrecadar receita por meio de seu direito de criar moeda.

    CORRETA:Segundo Giambiagi e Além, no livro  Finanças Públicas, 4ª edição, página 16, Senhoriagem, ou imposto inflacionário é o fluxo de criação nominal de base monetária. O governo pode se financiar "de graça" de 2 formas:1 - emitindo moeda para acompanhar a maior demanda por esta.2 - corrosão do valor real da base monetária existente, o que lhe permite imprimir moeda apenas para conservar o valor real da moeda previamente impressa