-
Questão ERRADA
Vamos beber da fonte do próprio Manual de Redação, vejam: Correio Eletrônico (EMAIL) 8.1 Definição e finalidade O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Telegrama 6.1. Definição e Finalidade Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão 7. Fax 7.1. Definição e Finalidade O fax (forma abreviada já consagrada de fac-simile) é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet. É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe. Se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.
Portanto, apenas o EMAIL atende corretamente à afirmação do enunciado
-
bom gente, é só fazer uma pequena analogia.
pegue uma carta, um email e o telegrama e envie os tres no mesmo dia e ver quem vai chegar primeiro e quem vai te custar mais barato e vai fazer voce ganhar tempo, claro que vai ser o email. Portanto questao errada.
-
Caro companheiro de QC Alexandre Silva, até entendo seu comentário, porém acredito que ele não seja pertinente a questão apresentada, tendo em vista que ela não pede o mais barato ou o mais rápido, ele simplesmente afirma que as 3 possibilidades são eficientes, rápidas e baratas. Independente se uma chega mais rápida que a outra não significa que a outra não seja rápida. Como exemplo tosco podemos dizer que uma Ferrari faz de 0 a 100 em 8s e uma BMW faz em 9s, e nem por isso a BMW não seja rápida.
O erro da questão é que o telegrama tem um custo alto para os cofres públicos, apenas isso.
-
O telegrama é uma forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos.
-
Errado
Somente email seria uma forma economica de comunicao
-
E o Fax é de baixo custo?
-
Fax e Telegrama são dispendiosos.
-
A questão afirma que "e-mail, telegrama e fax são considerados formas de comunicação eficientes, rápidas e baratas para transmissão de documentos oficiais".
O Manual de Redação Oficial informa que em relação ao telegrama, "por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza)".
A resposta é errada.
-
RESPOSTA: ERRADA
O Fax e Telegrama são meios de comunicação dispendiosos para administração, no entanto, são céleres.
-
Telegrama, alto custo para os cofres públicos.
-
ERRADO.
O telegrama é considerado uma comunicação dispendiosa aos cofres públicos.
-
Errado.
O telegrama não é rápido.
-
E-mail = O e-mail por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
Telegrama = O telegrama é considerado uma comunicação dispendiosa aos cofres públicos.
Fax = O fax é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet.
-
ERRADO.
Fax = O fax é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet.
O telegrama é uma forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos.