-
ERRADO. O erro está no "Ressaltamos que a servidora já mencionada apresenta uma boa qualificação, no qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD.
Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
Agora não sei se o verbo destaca-se está errado.
pronome "se"
Evite abusar de seu emprego como indeterminador do sujeito. O simples emprego da forma infinitiva já confere a almejada impessoalidade: "Para atingir esse objetivo há que evitar o uso de coloquialismo" (e não: Para atingir-se ... Há que se evitar...). É cacoete em certo registro da língua escrita no Brasil, dispensável porque inútil.
-
Acredito que houve uma repetição com terminações ÃO, tornando uma leitura com sons repetitivos, Segue o trecho: Ressaltamos que a servidora já mencionada apresenta uma boa qualificação, no qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD. Seria um caso de vício de concisão.
Fé na caminhada!
-
Informamos que a servidora em questão apresenta a necessidade de acompanhar cônjuge, uma vez que o mesmo foi nomeado em concurso público nesta cidade. Ressaltamos que a servidora já mencionada apresenta uma boa qualificação, no qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD.
o mesmo:fere o padrão da norma culta
no: seria na qual
à: destaca-se não exige a preposição "a" e sim "em"
-
Eu vou dar minha contribuição, pois, afinal, assim nós aprendemos mais:
Informamos que a servidoraem questão apresenta a necessidade de acompanhar cônjuge, uma vez que o mesmo foinomeado em concurso público nesta cidade. Ressaltamos que a servidora jámencionada apresenta uma boa qualificação, no qual destaca-se à certificaçãoem análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetosdo CPD.
Há somente três erros, quais sejam:
no qual se destaca, pois é caso de ênclise.
a certificação. Aqui é uma questão de interpretação, pois a servidora possui a certificação. Dá para pensar que a servidora está sujeita a certificação. Além disso, a crase estaria antes de uma palavra no masculino.
na qual, para concordar com "uma qualificação".
O termo "mesmo" é controverso para os gramáticos. Não creio que o erro está aqui, como sugeriu o colega Mateus;
O fato do texto informar que a servidora tem qualificação não fere a impessoalidade. O remetente está apenas dizendo que a servidora é útil.
O argumento dos sons repetitivos também não parece confiável já que ele não fere a clareza textual.
-
não é no qual, e sim na qual; o "a" antes de certificação tb não leva crase.
-
Complementando, de acordo com o Manual Oficial da Presidência da República "Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados." A questão não esclarece o que significa CPD.
-
Outro erro notável também colegas é a repetição do trecho "que a servidora...". É perceptível que a repetição do tal em um espaço curto dentro do parágrafo causa uma redundância. Uma solução concisa seria substituir a segunda por :" Ressaltamos que a mesma..."
Abraços!!!!!!!!
-
Danilo Fernando, a substituição por "a mesma" deixaria o texto gramaticalmente errado.
Segue explicação: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm
-
Informamos que a servidora apresenta a necessidade de acompanhar cônjuge, porque ele foi nomeado em concurso público nesta cidade. Ressaltamos que ela apresenta uma boa qualificação, na qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD.
ERRADA!
-
Boa noite!
vocabulo "mesmo"não pode ser substantivado!
-
O certo seria " uma vez que este"
-
Errado.
Erros:
• O correto seria “na qual se destaca a certificação”.
• Não se deve utilizar “mesmo” e variações para substituir termos anteriormente usados.
Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.
-
Informamos que a servidora em questão apresenta a necessidade de acompanhar cônjuge, uma vez que o mesmo foi nomeado em concurso público nesta cidade. Ressaltamos que a servidora já mencionada apresenta uma boa qualificação, no qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD.
Estaria correto se:
Informamos que a servidora em questão apresenta a necessidade de acompanhar cônjuge, uma vez que o mesmo foi nomeado em concurso público nesta cidade. Ressaltamos que a servidora já mencionada apresenta uma boa qualificação, na qual destaca-se à certificação em análise de pontos de função, certificação essencial para os novos projetos do CPD.
-
• Não se deve utilizar “mesmo” e variações para substituir termos anteriormente usados.