SóProvas


ID
916486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Joaquim Praxedes nasceu na República Federativa do Brasil.
Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Joaquim Praxedes é um cidadão brasileiro, ou seja, indivíduo que goza dos direitos civis e políticos de um Estado democrático livre.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito preliminar tinha sido CERTO, depois a questao foi anulada e a justificativa da banca foi:
    "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item, razão pela qual se opta por sua anulação"

    http://www.cespe.unb.br/concursos/INPI_12/arquivos/INPI_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
  • Com base no que foi exposto pela banca examinadora, acredito que não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item porque o simples fato de Joaquim Praxedes ser um cidadão brasileiro, não significa  dizer, necessariamente, que ele é um indivíduo que goza de direitos civis e políticos.

    Neste passo, por exemplo, Joaquim, poderia ser um cidadão brasileiro, contudo, sem gozar de direitos civis e políticos. Nada obsta. A questão, como foi reconhecido pela própria banca,  ficou vaga.
  • Essa questão foi classificada errada (Ética na administração pública / Princípios constitucionais da administração pública)...
    Creio que a classificação correta é:  Disciplina: Direito Constitucional / Assunto: Direitos e Garantias Fundamentais; Direitos Políticos; Direito de Nacionalidade.

  • Acertei a questão pelo seguinte raciocino ele pode ter nascido no brasil, mais isso não garante que ele é um cidadão Brasileiro, tem tanta gente que nasceu no Brasil mas teve a felicidade de ter outra nacionalida, por que ultimamnete ta uma vergonha só ser brasileiro.