A) Correta
B) Errada. Os ácidos graxos livres são o substrato energético preferencial para o músculo esquelético.
C) Errada. A quantidade de ácidos graxos ômega 3 deve ser aumentada na dieta de pacientes críticos. (Projeto diretrizes, 2011)
D) Errada. A quantidade de proteínas em torno de 1,2 a 2,0 g/kg/dia é considerada ideal para o paciente com trauma. (Projeto diretrizes,2011; Cuppari, 2019). Uma revisão sistemática recente das necessidades de proteínas na doença grave concluiu que a oferta de 2 a 2,5 g/kg/dia é segura e ideal para a maioria dos pacientes graves, exceto aqueles com hipotensão refratária, sepse incontrolável ou doença hepática grave. A administração de quantidade excessiva de proteínas não diminui o balanço nitrogenado negativo, característico entre os pacientes hipermetabólicos. (Krause, 2018)
E) Errada. A quantidade de calorias entre 20 e 25 kcal/kg/dia preenche as necessidades nutricionais da maioria dos pacientes críticos (Projeto diretrizes,2011;Cuppari, 2019) com trauma moderado a grave, nos primeiros dias, quando a SIRS é sobrepujante. Pacientes mais estáveis devem receber 25-30 kcal/kg/dia. A oferta de energia não deve ultrapassar 35 kcal/kg/dia (Cuppari, 2019).