SóProvas


ID
923962
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a reforma protestante, surge um movimento em que a maioria dos convertidos era recrutada nas massas camponesas e nos trabalhadores urbanos, cujas dificuldades materiais e inquietações religiosas não foram levadas em conta por outros reformadores, identificados com as classes dominantes. Identifique a qual corrente do movimento reformista o enunciado faz referência.

Alternativas
Comentários
  • Letra c)

    O movimento Anabatista, liderado por Thomas Münzer, pregou uma leitura da Bíblia de que Jesus era pobre e vivia em meio aos pobres. Além disso, a partir da leitura de diversas passagens da Bíblia, Münzer defendeu que a propriedade feudal deveria ser dividida com os camponeses. 

    O movimento religioso anabatista tornaram-se um importante movimento anti-feudal, e vários camponeses partiram para a luta armada contra os príncipes feudais alemães. Lutero apoiou a reação dos senhores feudais. Münzer foi preso e decapitado e mais de 100.000 camponeses mortos.

  • A exploração do trabalho dessa época, a dificuldade nas condições de vida e a falta de mobilidade e ascensão social foram fatores que propiciaram que os Anabatistas pudessem criar uma consciência social e buscar formas alternativas de organização social, baseadas na vida em comunidade e Igreja. Dessa forma, havia igualdade entre todos os indivíduos daquela sociedade. Eles buscam em na religião uma forma de expressar a discordância com a situação vivida por eles.

  • ANABATISTAS.

    Este movimento pregava o não batismo, um movimento considerado herege na época, a classe camponesa defendia isso com veemência e viram em M.Lutero um alicerce para se pendurar, no entanto esse não aprovou seus movimentos e sim os nobres, uma vez que eles dão proteção .

    LETRA C

    APMBB

  • por que não poderia ser a letra e?

  • O anabatismo rejeitava o batismo em idade infantil, pois alegava que os indivíduos deveriam ser batizados apenas quando estivessem aptos e maduros para fazê-lo, na idade adulta. Os anabatistas se associaram ao luteranismo, pois viam nele uma força aliada na subversão das premissas católicas.

    Os anabatistas reivindicavam o modelo igualitarista da Era Apostólica. Com isso, almejavam a partilha das riquezas que estavam sob a posse de aristocratas abastados e de clérigos. Essa reivindicação partiu, inicialmente, de nobres de baixo prestígio social, isto é, cavaleiros que não tinham propriedades nem heranças de valores vultosos.

    Resposta: C