SóProvas


ID
924982
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)

Em “Tampouco a doutrina e a jurisprudência trabalhista cuidam frequentemente da questão, posto que trata-se de um tema relativamente isolado e também em razão de não ser tão comum o fato de o profissional de nível singular postular diante da Justiça Especializada do Trabalho”, em relação à concordância nominal, se a palavra trabalhista for flexionada em número não há agressão às normas da língua escrita, porém pode haver alteração semântica. (Extraído da Revista Visão Jurídica, número 82. p. 13).

Alternativas
Comentários
  • Qual  a alteração semântica no texto?
  • Não entendi, se alguém puder explicar.

  • O sentido muda, pois no singular o trabalhista se refere apenas a jurisprudência e no plural se refere aos dois termos.

  • Eu tinha entendido trabalhista como se referindo aos dois substantivos. Ele pode concordar com os dois ou com o mais próximo. Não é isso?
    Fiquei confusa agora.
  • Na frase original, trabalhista, só está combinando com o proximo que é Jurisprudencia. Porém se for flexionada em número. Não modifica o sentido, por que  vai combinar com os dois.
  • Na frase,há dois substantivos : "doutrina" e  "jurisprudência"  nesse caso ou a palavra "trabalhista"  concorda com o mais próximo(jurisprudência) ou concorda com os dois e vai para o plural..Bons estudos galera :D
  • Olá (:
    Questão Correta!
    Acho que nesse caso, o "pode haver alteração semântica" é muito importante. Vai depender da intenção do autor, se ele estava se referindo a apenas a jurisprudência ser trabalhista e esse adjetivo for para o plural, haverá alteração porque vai se referir aos dois termos e, se ele estava se referindo aos dois substantivos e usou a regra que permite que o adjetivo posposto fique no singular, passar trabalhista para o plural não mudará o sentido. 
    Sucesso!
  • Pelas minhas pesquisas aqui a questão está errada!!!

    Independente do adjetivo "trabalhista" variar em número, o sentido continuará o mesmo. No caso atribuindo característica tanto a "doutrina" quanto a "jurisprudência"
  • Pra NUNCA mais errar:

    Nesse caso, os gramáticos diferem a conconrdância atrativa da concordância gramatical, por isso que muda o sentido... E as duas são permitidas, explico:
    a) Concordância atrativa: concorda com o mais próximo, ou seja, o ultimo... como na questão. Ex.: ..doutrina e a jurisprudência trabalhista (se referiu apenas à jurisprudência).
    b) Concordância gramatical: concorda com todos os termos: Ex.: a doutrina e a jurisprudência trabalhistas.

    Por isso, altera-se o sentido... Questão CORRETA.
  • Isso mesmo Allan,
    por isso a questão está correta, pois a palavra trabalhista flexionada em número não fere a correção gramatical, mas altera a semântica (sentido) do texto, passando a caracterizar tanto a Doutrina como a Jurisprudência na área trabalhista.
  • "que trata-se"

    Temos um erro grave de português.

    Abraço.

  • “Tampouco a doutrina e a jurisprudência trabalhistas cuidam frequentemente da questão, posto que trata-se de um tema relativamente isolado e também em razão de não ser tão comum o fato de o profissional de nível singular postular diante da Justiça Especializada do Trabalho”, em relação à concordância nominal, se a palavra trabalhista for flexionada em número não há agressão às normas da língua escrita, porém pode haver alteração semântica.

     

    Se a palavra "trabalhista" for flexionada no plural, haverá  alteração semântica, visto que passará a concordar com os termos DOUTRINA e JURISPRUDÊNCIA."

  • Concordância atrativa: concorda com o mais próximo, ou seja, o ultimo... como na questão. Ex.: ..doutrina e a jurisprudência trabalhista (se referiu apenas à jurisprudência).

    b) Concordância gramatical: concorda com todos os termos: Ex.: a doutrina e a jurisprudência trabalhistas.