SóProvas


ID
925825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de descrição e avaliação arquivística, julgue os itens a
seguir.

Define-se como seção a subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de um fundo ou coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O fundo é subdividido em SÉRIE e SUBSÉRIE
  • Questão Errada.
    Vejamos alguns conceitos:
    Seção: é a subdivisão de um fundo ou de um subfundo que corresponde a subdivisões orgânicas não autónomas da entidade produtora ou, quando tal não se verifica, correspondendo a uma divisão geográfica, cronológica, funcional, temática, a rubricas ou classes de um plano/quadro de classificação.
    Fundo: é o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa colectiva, no decurso das suas atividades e funções.
    Subfundo: é a subdivisão de um fundo que corresponde a subdivisões administrativas ou familiares da entidade produtora, com um elevado grau de autonomia.
    Com estes conceitos temos a primeira parte da questão: "Define-se como seção a subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de um fundo ..."
    Mais conceitos:
    Série: é o conjunto de documentos organizados de acordo com um sistema de arquivagem e conservados como uma unidade, por resultarem de um mesmo processo de acumulação, do exercício de uma mesma atividade, por terem uma tipologia particular (Ex: Coleção de Selos), ou devido a qualquer outro tipo de relação resultante do processo de produção, recepção ou utilização.
    Subsérie: é a subdivisão da série.
    Aqui teriamos a segunda parte da questão: "ou coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto"
    Percebam que o examinador atribui um conceito do nível de descrição série ao nível de descrição Seção e isto tornou a questão errada.

    Espero ter ajudado.
  • Só lembrando que o Arquivo NUNCA, JAMAIS COLECIONA, quem faz isso é o Museu e a Biblioteca;

    O Arquivo ACUMULA.   


    Bons estudos!

  • Concordo com a exposição do colega TA BB. Este apresenta o comentário mais acertado para entendermos a questão. De outro lado, tenho suspeitas em relação ao comentário do Mateus e do Johson, baseado na seguinte transcrição da NOBRADE:

    "Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5).
    Nem todos os níveis precisam ser implementados: o nível 0 é útil para descrições gerais da totalidade do acervo de uma entidade custodiadora; o nível 0,5 somente cabe quando a entidade custodiadora dispõe de subunidades administrativas que custodiam acervos e dão acesso a eles em diferentes endereços; os demais níveis são utilizados de acordo com a estrutura de arranjo do fundo/coleção. Cabe observar, porém, que o nível de descrição 5 tem como requisito a existência do nível 4. Em outras palavras, itens documentais só poderão ser descritos como parte integrante de dossiês/processos. Como a definição dos níveis se dá a partir de uma estrutura hierárquica, deve-se entender o item documental como um nível e não como um documento, assim como um dossiê/processo pode ser constituído de um único documento" (PÁG. 12).

    Em todo caso, trata-se de um palpite. Quem sabe os professores do Q. Concursos não possa deixar a sua explicação na questão.

  • Já pode parar de ler a questão quando aparecer a palavra coleção em itens de arquivologia e marcar errado. hahaha

  • Colegas, neste caso o termo coleção está utilizado corretamente, porque se refere a todo o acervo de uma instituição arquivística, a qual pode ter coleções de documentos e precisar descrevê-los. Está de acordo com a [HA HA] Bellotto. O erro é dizer que seção é um conjunto de tipos documentais, o conjunto de tipos documentais é uma SÉRIE.

    VamoqVamo

  • A questão mistura os conceitos de seção e série, por isso está errada.

    seção
    Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma primeira fração lógica do fundo, em geral reunindo documentos produzidos e acumulados por unidade(s) administrativa(s) com com petências específicas. Também chamada subfundo.

    série
    Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

     

    Fonte: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

     

  • Complementando o comentário do MIRABIS....Nem sempre a palavra coleção em uma questão que fala sobre arquivo estará incorreta...

     

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Analista Judiciário - Arquivologia

    A classificação arquivística é uma sequência de operações que visa organizar os documentos de um arquivo ou de uma coleção segundo um plano de classificação. CERTO

     

     

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: EMBASA Prova: Assistente de Serviço Administrativo I

    Métodos de arquivamento ou de ordenação são aqueles usados para organizar os documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, dentro das unidades de armazenamento (pastas, caixas, gavetas etc.). CERTO

     

     

     

  • Temos que tomar muito cuidado, pois o erro não está em coleção. Apesar dos arquivos não colecionarem nada, muitos termos podem ser usados para coleção sim. Olhem o que o Dicionário Brasileiro de Terminologia arquivística fala sobre arranjo:

    Arranjo: Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    O erro da questão está na definição de seção. O correto seria série. O dicionário também conceitua isso:

    Série: Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

    Seção: Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma primeira fração lógica do fundo, em geral reunindo documentos produzidos e acumulados por unidade(s) administrativa(s) com competências específicas. Também chamada subfundo.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • na hora que jogou fundo e coleção no mesmo pacote já achei o erro!