Gabarito errado
Laminação: a laminação é pensar no processo de plastificação de documento. Nos bons tempos em que isso era autorizado por lei (meu RG ainda é plastificado), pegamos o documento, e colocamos entre duas tiras de plástico. Utilizamos uma máquina que prensa tudo isso, ao mesmo tempo em que aquece as bordas, “prendendo o documento” no meio do plástico.
O documento será envolvido de um lado em uma folha de papel seda e do outro lado, em um material chamado acetato de celulose. Esse sanduiche será colocado em uma prensa hidráulica sob uma temperatura de em torno de 150ºC.
O acetato de celulose é um material, quando aquecido e prensado, vai aderir ao documento e à folha de papel seda, vedando completamente o documento.
Acho que a questão trouxe o conceito de encapsulação.
laminação
Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
encapsulação
Processo de preservação no qual o o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas
FONTE: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
Imagens;
Laminação: http://www.scielo.br/img/revistas/anaismp/v15n1/a08fig15.jpg
Encapsulação: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com.br/2011/04/encapsulacao.html
Elvis Miranda, Gran Cursos:
Algumas técnicas de restauração:
1) Banho de gelatina: “Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este pro- cesso, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.”
2) Tecido: “Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emprego do amido propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e a flexibilidade.”
3) Silking: “Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultra- violetas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.”
4) Laminação: “Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8 kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C.
O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão.
O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica. A aplicação, por ser mecanizada, é rápida e a matéria-prima, de fácil obtenção. A fotografia é simplificada e o material empregado na restauração não impede a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Assim, as características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal.”
5) Laminação manual: “Este processo, desenvolvido na Índia, utiliza a matéria-prima básica da laminação mecanizada, embora não empregue calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Esta, ao entrar em contato com o acetato, transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documento, juntamente com o papel de seda.
A laminação manual, também chamada de laminação com solvente, oferece grande vantagem àqueles que não dispõem de recursos para instalar equipamentos mecanizados.”
6) Encapsulação: “Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.”