SóProvas


ID
925891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.

Alternativas
Comentários
  • Assertica CERTA.
    A missão e a visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos neste processo. A missão de uma organização é a razão de existir desta. É o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade.
    Força, Fé e Coragem!!!
  •  
    A missão de uma organização é, basicamente, o motivo pelo qual esta instituição foi criada.
    Define e explicita qual é sua razão de ser.

    A missão tem um objetivo: comunicar aos públicos internos e externos quais são as intenções daquela empresa em relação à sociedade.

    Um caso prático:
    A Petrobrás. Esta companhia nasceu como uma empresa no setor de 
    petróleo. Começou explorando e refinando petróleo. Atualmente, opera em diversas áreas do setor de energia.
     

    Como a missão da Petrobrás está descrita em seu site na Internet:
    “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e
    serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.”

    Fonte: Administração- prof: Rodrigo Rennó- ponto dos concursos
  • Administradores,

    Sobre o conceito de missão não há dúvida, contudo ser essa "parte integrante da análise da situação estratégica" é forçar demais, pois teremos ao resolver a questão inferir que ao fazer a análise swot a missão da empresa seja um ponto forte ou um ponto fraco e somente assim ela fará parte da análise de situação estratégica. 

    Aff CESPE!
  • Errei a questão por pensar como você, colega ALEXANDRE. ¬¬
    As vezes eu não sei se eu marco o que acho ou o que o CESPE quer que eu ache...
  • Idem Alexandre e Ticiara. E o maior problema é que nem dá para marcar o que o CESPE "acha", porque nunca sabemos o que o CESPE "pensa"... Cansa. Aff...
  • Mais uma oração mal redigida pelo CESPE.
    "A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização."

    Se fosse reescrita assim, ninguém erraria...

    "A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da missão se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização. "

    Lembrem-se que é a partir da missão que se faz a análise estratégica da organização.
  • A missão é parte integrante da análise da situação estratégica ????
    A missão é parte integrante do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO onde se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização!

    O CESPE está de brincadeiraaa!!!
  • Por isso que eu detesto essa banca, CESPE.
    Principalmene quando se trata de Administração. Fico puto da vida com questões dessa natureza. Questão mal formulada. Questão errada e a banca julga certa. Pois esse comportamento faz a ciência administrativa se tornar mais subjetiva do que já é.
    A missão faz parte da definição macro dos objetivos da organização, situando-se no nível estratégico. Realmente a missão estabelece o propósito ou razão de ser da organização, mas daí a se afirmar que faz parte da ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA. A missão é momento inaugural do planejamento estratégico, é o ponta pé inicial. Afirmar que a missão e parte integrante da análise da situação estratégica seria o mesmo afirmar que primeiro se planeja e depois de define os objetivos. Ridículo.
    Mesmo que estivesse tratando das etapas do planejamento, não poderia fazer essa afirmação pois não é consenso na literatura administrativa, muito pelo contrário, é altamente controverso.
    Sou graduado em Administração, sou mestre em Engenharia de Produção, estudo Administração há cerca de 10 anos é jamais faria uma afirmação como essa.
    Na verdade, os elaboradores da CESPE pegam o primeiro livro que vêem pela frente, pegam um fragmento qualquer e jogam dentro da prova, TOTALMENTE FORA DE CONTEXTO. Aí, meus caros, vira loteria acertar esse tipo de questão.
  • Concordo plenamente com você Márcio Augusto , também não entendi o por que da banca afirma que a missão esta na ANÁLISE ESTRATÉGICA, como você disse, todos sabem que a missão é a razão de ser da empresa, porém, quando se fala em ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA, entende-se que a empresa já exista.. Eu cheguei a pensar assim: A missão vai aparecer na análise pois há uma necessidade de verificar a coerência da missão com os atos praticados pela organização, mas o problema, é que o CESPE as vezes considera uma questão incompleta como certa, e as vezes a considera errada, ao fazer uma prova CESPE tem que adivinhar o que ela quer na questão... e orar para Deus para você ter pensando como o CESPE pensou...

  • Missão é o que ´´eu sou`` e visão é o que ´´eu quero ser``

  • MISSÃO: é a razão de existir da empresa. É atemporal.

    VISÃO: Aonde a empresa quer chegar. É temporal, objetiva. mensurável, deve ser sempre revisada e factível de ser atingida. 

  • No livro Introdução à Administração, do Maximiano (edição de 2004, pág 165), ele coloca a análise de situação estratégica como primeira etapa do processo de planejamento estratégico.

    Segundo ele, "os principais componentes a serem considerados na análise de situação estratégica" são:

    - missão da organização até o presente;
    - desempenho da organização até o presente (resultados alcançados em comparação com os objetivos);
    - vantagens competitivas;
    - estratégias vigentes.

    A meu ver, o erro do Cespe foi não ter explicitado que durante a análise de situação estratégica é feita a análise da missão no presente. Uma organização que está atualizando seu planejamento estratégico, por exemplo, precisa avaliar se a missão continua condizente com o mundo, com a tecnologia, com o perfil dos clientes e com os novos valores que surgem na sociedade.

    O Maximiano diz que "identificar a missão é entender a qual necessidade do mercado (ou ambiente) a organização atende, ou sua utilidade para os clientes". Dessa forma, entendo que embora a missão seja atemporal, pode ser atualizada, reformulada em função das necessidades de quem a organização serve.

    Até "entendi" o objetivo do examinador. O problema é que realmente o item foi muito mal redigido.

  • A missão faz parte do Planejamento Estratégico da empresa, sendo a razão pela qual a organização existe, sua finalidade. Para definir a missão de uma organização, é necessário responder a três perguntas:


    - quem somos nós?

    - o que fazemos?

    - porque fazemos o que fazemos?

  • Lendo esses dois conceitos dá até pra "engolir" o gabarito da questão:

    Segundo Djalma de Oliveira,a definição da missão da empresa é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção em que a empresa vai implementar-se e determina os limites dentro dos quais será escolhida as postura estratégica relevante. 


    Já Maximiano nos informa que: “Estudar a missão da organização é uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de um plano estratégico. O entendimento da missão possibilita compreender o papel que a organização desempenha para seus clientes e stakeholders relevantes." 


  • Visão 

    É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro. A Visão é um norteador estratégico. A partir de sua concepção são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado na visão. A visão deve ser desafiadora. Ela deve conduzir à mudança do status quo. Deve ser capaz de conduzir a organização de um patamar para outro mais elevado. Deve contagiar as pessoas que trabalham na organização e motivá-las para o atingimento dos objetivos planejados. A missão oferece as bases para a formulação da visão. Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional. 

    Prof. Marcelo Camacho 

  • Para variar o Cespe tentando dificultar a questão ,deixa uma análise dúbia da mesma!

  • MISSÃO (1ª etapa do Planejamento Estratégico)


    - Razão de existência; 

    - Contribuição para a sociedade;

    - Área de atuação;

    - Atemporal.

  • Gabarito: CERTO


    Resolução:

    O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. 


    Segundo Públio (2008) em seu livro "Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda", o estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:

    Definição da missão corporativa.

    Análise da situação.

    Formulação de objetivos.

    Formulação de estratégias.

    Implementação, feedback e controle.


    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico

  • Impressionante o que as bancas usam para confundir: análise da situação estratégica!!! Hahaha, queria saber que empresa que faz isso!

    O presidente chega e manda seus diretores analisarem onde a empresa esta estrategicamente situada!

  • ERRADO, pois a missão faz parte da identidade estratégica da organização. 

  • MISSÃO ---> é o propósito, ou seja, a razão de existência de determinada instituição.

     

    VISÃO ---> o objetivo