-
Certo
A gestão de performance (performance management) é o conjunto de processos para gerir a execução da estratégia de uma organização, ou forma como os planos são traduzidos em resultados (Cokins, 2004). Trata-se, por consequência de um conceito abrangente, que integra diversas metodologias e processos de melhoria, que têm vindo a ser desenvolvido nas organizações, muitas vezes apoiados em soluções tecnológicas.
Esse conjunto de metodologias, que constituem o sistema de gestão da performance, pode integrar diversas ferramentas e soluções, algumas com décadas de existência e outras que têm vindo a ser desenvolvidas mais recentemente. Algumas das ferramentas suportam os processos de gestão de performance são: indicadores de natureza contabilística e financeira, metodologia ABM/ABC (Activity based Costing/ Activity Based Manangement), reegenharia de processos, gestão da qualidade, Six Sigmas, Balanced Scorecard (BSC) e mapas estratégicos, CRM (Customer Relationship Management), sistemas de gestãi do capital humano e outros.
-
Na verdade quaisquer variáveis de medição podem ser aplicadas na gestão de performance, desde que relacionadas com o objeto de negócio da empresa, a fim de verificar, acompanhar, entender e atuar em pontos que influenciam o negócio.
Por exemplo, para uma empresa X pode ser importante uma gestão de performance focada em resultados econômicos (vamos supor, uma empresa privada que venda bens de consumo). Por outro lado, para uma organização social pode ser importante uma gestão de performance focada em projetos sociais efetivos. Assim cada empresa/organização se adequa conforme sua necessidade.
Abs.
-
Sem indicadores de desempenho - ou performance - ligados à estratégia corporativa, sem uma clara definição de responsabilidades e sem ferramentas apropriadas para a gestão desses indicadores, é difícil atingir ganhos de performance sustentáveis. Em outras palavras, é preciso executar uma eficiente gestão da performance.
A peça fundamental do processo de gestão da performance é o que se chama, usualmente, de quadro de indicadores estratégicos ou "scorecard" estratégico. Uma espécie de painel de controle da gestão provê aos executivos, gestores e técnicos as informações necessárias à gestão de sua empresa, unidade de negócio ou área.
Sérgio Bastos, diretor da Divisão de Gestão de Finanças da Insight destaca que: desenvolver um conjunto de indicadores que expresse de forma ampla, precisa e simples a execução da estratégia empresarial é um enorme desafio. O esforço requer a clara compreensão e a concordância entre os membros da gestão da organização (da alta administração aos gestores de ativos) em relação aos objetivos de curto, de médio e de longo prazos.
http://www.insightconsulting.com.br/insight/node/87
-
Gerenciamento de Performance inclui atividades que asseguram que os objetivos estão se encontrando de maneira eficaz e eficiente. Ele pode focar na performance de uma organização, de um departamento, de um funcionário ou até dos processos de construção de produto ou serviço. Também é conhecido como o processo no qual as organizações alinham seus recursos, sistemas e funcionários aos objetivos estratégicos e prioridades.
O termo foi cunhado por Aubrey Daniels no final dos anos 1970 para descrever uma tecnologia de gerenciamento tanto do comportamento quanto do resultado, dois elementos críticos do que é conhecido como performance. Uma definição formal de gerenciamento de performance, de acordo com Daniels, é um sistema de gerenciamento orientado a dados, embasado cientificamente. Consiste em três elementos primários - medidas, feedback e reforço positivo.
Fonte: tradução livre do verbete Performance Management, da Wikipedia.
-
Ficaremos loucos?
-
PODE!
AS VARIÁVEIS DEPENDERÃO DO TIPO DE ORGANIZAÇÃO. UMA ORGANIZAÇÃO QUE NÃO VISA A FINS LUCRATIVOS, POR EXEMPLO, NÃO ATRIBUIRÁ, NECESSARIAMENTE, UMA PERSPECTIVA FINANCEIRA.
GABARITO CERTO