SóProvas


ID
926002
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.”
(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17)

Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental.

Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Apesar da resposta certa ser a letra "d", acertei por eliminação. 

    O problema é que a resposta considerada certa entende que "a revolução significava (...) a democracia". Que eu saiba, só se pode falar em movimentos democráticos a partir da primavera dos povos em 1848, antes disso, a ideologia revolucionária era o liberalismo.  Ademais, como a questão fala explicitamente em queda do antigo regime, temos em Rémond a demonstração de que não houve tal relação: A democracia não é um começo; não foi ela quem derrubou o Antigo Regime. São raros os contatos entre o Antigo Regime, que se acaba, e a democracia, que se inicia (RÉMOND, p. 43)
  • Concordo Felipe... Fiquei meio perdido na questão e fui por eliminação também


  • "Democracia" é um termo extemporâneo, portanto estaria errada também. A princípio, os ideais da Rev. Francesa baseavam-se na igual jurídica e social (esta defendida mais pelos jacobinos). A democracia como forma de organização política, embora já abordada por alguns nomes da época (Montesquieu, Rousseau), mas colocá-la entre os significados do movimento, achei meio forçado.