SóProvas


ID
926968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão do conhecimento e da gestão por competências,
julgue os itens que se seguem.

A gestão do conhecimento fundamenta-se na técnica da espiral do conhecimento como ferramenta para identificar, tratar e compartilhar conhecimentos, habilidades, tecnologias e repertórios relevantes em toda a organização.

Alternativas
Comentários
  • A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. Para ser mais competitivo no campo profissional, para uma empresa crescer e para uma pessoa viver melhor é necessário conhecimento e seu domínio em determinadas áreas. Conhecer é conquistar, elaborar e praticar melhor; porém, saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade.

    O conhecimento, além de suportes, necessita  de gestão, processo de armazenagem, zelo na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para a sua disseminação. O conhecimento abrange o capital intelectual, o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência empresarial.

    A gestão de conhecimento é necessária em virtude da existência do conhecimento na empresa, na mente das pessoas, nos departamentos e nos processos executados. Todos esses elementos são fundamentais e presentes a uma empresa.  Esse tipo de gestão consiste numa modelagem de processos corporativos por meio de conhecimentos gerados, uma maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo, trata-se de um gerenciamento corporativo.

    Visa favorecer a organização por meio de seu próprio conhecimento adquirido e desenvolvimento e a partir do conhecimento colhido no ambiente externo (experiência de concorrentes, influencias culturais, inovações tecnológicas, etc). Essa gestão se preocupa com as condições organizacionais, localização, geração e partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo.

    A gestão de conhecimento amplia a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, reduz custos com P&D (Planejamento e Desenvolvimento), geração de novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa, suporte às tomadas de decisão e melhorias na produção e na prestação de serviços.

    Em suma, é uma modalidade de gestão que facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios. O conhecimento parte de uma informação, pesquisa, experiência e produz impactos positivos ou negativos na sociedade e em determinada organização, dependendo de como esse conhecimento é filtrado, analisado e gerido.

  • Qual o erro da questão?

  • É um macroprocesso que se desdobra em quatro modos de se criar conhecimento.

  • Errada

    O erro da questão está na palavra TECNOLOGIA, segundo o professor Marcio Cunha de Gestão de pessoas do Estúdio Aulas. Pois Tecnologia é um recurso TANGÍVEL.

  • Gestão do Conhecimento é a prática de agregar valor à informação e de distribuí-la; um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização.


    O conhecimento é um fenômeno, exclusivamente, humano que pressupõe a existência de um sujeito pensante e embora possa ser concreto, é intangível, no sentido de não ter materialidade para nossos sentidos, ser intátil, exceto quando se traduz em produtos de conhecimento, tais como documentos, dados, instruções, normas técnicas, bases de dados, sistemas de informação, softwares, etc. É uma reflexão que só se materializa em produtos de saber. 


    Se antigamente a parte física, ou tangível, da organização (patrimônio, terrenos, maquinários, tecnologia) era considerada principal, hoje o conhecimento produzido por ela é o que mais valoriza suas ações. São os ativos intangíveis que constroem a riqueza de uma marca, trabalhando a confiança que o público sente em relação aos produtos e serviços oferecidos por ela.


    O erro da assertiva está em listar as tecnologias como ativos intangíveis que estão sob a Gestão do Conhecimento. 



    GABARITO: ERRADO


  • Nada disso! A denominada “espiral do conhecimento” é uma das técnicas da gestão do conhecimento. Assim, não é a gestão que se fundamenta na técnica, mas a técnica que se fundamenta na gestão. Ou seja, “quem pode o mais, pode o menos”, mas a recíproca não é verdadeira!

    Ainda, convém lembrar que existem diversos modelos de ferramentas sobre o tema

    gestão do conhecimento propostos na literatura, cujas ideias foram adaptadas para

    a construção da taxonomia adotada para classificar as práticas e ferramentas.

    FONTE: Prof. Ariel Sá do Gran Concursos Online.

  • Creio que essa questão está correta, mas a CESPE usa o argumento sempre a seu favor, então, não adianta discutir, veja:

    CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: modelo gerencial, administrando o conjunto de procedimentos, práticas e ferramentas que visam Capturar, Armazenar E Disseminar O Conhecimento entre os funcionários e aproveitar os recursos tecnológicos existentes;

  • Errado

    O erro está em listar as Tecnologias como ativos intangíveis que estão sob a Gestão do Conhecimento.

    Tecnologia é um recurso Tangível