-
Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada pararedes de armazenamento. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 doINCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.
O disco Fibre Channel é o irmão mais novo dos discos SCSI e concorrente do SAS. Estes discos são definidos como parte dos discos SCSI-3. Permite maiores velocidades e um maior numero de discos.
O nome deve a sua origem ao fato de estes discos serem criados originalmente para operar com canais de fibra óptica. Embora também possa trabalhar com cablagem de cobre.
FC é um conjunto de protocolos. As implementações actualmente usadas destes protocolos é o Fibre Channel Arbitrated Loop (FC-AL) e o Switched Fabric (FC-SW).
Os produtos Fibre Channel estão disponiveis a velocidades de 1 Gbit/s, 2 Gbit/s, 4 Gbit/s e 8 Gbit/s. Já existe o padrão de 10 Gbit/s, mas não existem ainda produtos que usem este padrão.
Produtos baseados nos padrões 1, 2, 4 e 8 Gbit/s deverão ser interoperaveis , mas o padrão de 10 Gbit/s precisa de uma mudança ""radical"".
Conforme o texto em destaque o erro da questão está em afirmar que a velocidade máxima é de 1Gbps, logo gabarito: ERRADO
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel
-
Outro erro é afirmar categoricamente que ''foram substituídos'', podem ser, serão, estão sendo, até cabe na frase. Mas foram substituídos é demais, nem nas estruturas do google já devem ter sido todos substituídos...
-
Os discos SCSI (small computer system interface), utilizados em redes NAS e SAN,
SCSI é utilizado em NAS?
Se não, acredito que o erro seja este.
-
Sei não...tenho la minhas duvidas. Esta fonte[1] diz o seguinte:
O uso das redes SAN, baseadas no protocolo FC, possibilitou a ligação dos discos SCSI aos servidores, aumentando a velocidade e o número de dispositivos permitidos. Atualmente, com o surgimento de novas funcionalidades e dispositivos, as redes FC estão consolidadas.
O protocolo FC é, de longe, o protocolo mais utilizado nas redes do tipo SAN. O padrão FC pode operar em modo full-duplex chegando, neste caso, a 100MB/s.
Conclu que FC não são discos, mas tecnologia de transporte/protocolo de dados em redes SAN.
E vc, o q acha???
Fonte:
[1] Manoel Veras
-
DAS - IDE/SCSI
NAS - TCP/IP
SAN - Fiber Channel / Gigabit Ethernet