SóProvas


ID
938023
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como indicou a Pesquisa CREPOP , as ações da psicologia necessitam também ser descoladas de perícias e avaliações. Uma das técnicas psicológicas que podem ser utilizadas com pessoas em privação de liberdade, seus familiares e agentes penitenciários é a Terapia Cognitiva. Um dos principais eixos dessa técnica consiste:

Alternativas
Comentários
  • http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/04/o-que-e-a-terapia-cognitiva/


    apesar do artigo ser bom, não encontrei nada, nele ou em outra fonte, sobre "projetar plano de tratamento", que é a resposta certa da questão.

  • Questão péssima. Já começa errando chamando a TC de técnica. TC não é técnica, é uma terapia que utiliza técnicas como recursos. Além disso, na TC ocorre sim um plano de tratamento, mas isto não é um projeto e não é um eixo principal projetar planos de tratamento. Em contrapartida, muito mais correto e relevante é a construção de uma nova crença central. Faz parte da TC, como um eixo principal a identificação das crenças centrais disfuncionais e a possibilidade de se elaborar uma crença central mais funcional e adaptativa. Ou seja, se a resposta "e" não é a única correta, ela também é uma das corretas.

  • Em seu artigo “Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva”, Paulo Knapp e Aaron T Beck dão um panorama dos fundamentos históricos e filosóficos das abordagens cognitivo-comportamentais contemporâneas, e nos apresentam as seguintes caracteristicas das terapias cognitivas que foram cobradas nas assertivas da questão.
    As sessões de TC têm uma estrutura na qual o terapeuta cognitivo desempenha  um papel ativo para auxiliar o paciente a identificar e focar em áreas importantes, propondo e ensaiando técnicas cognitivas e comportamentais específicas, e planejando colaborativamente tarefas entre as sessões. Um plano de tratamento para toda a  terapia e a pauta para cada sessão são discutidos com o paciente. 
    Ao longo de todo tratamento, utiliza-se a abordagem colaborativa e psicoeducativa, com experiências específicas de aprendizagem desenhadas com o intuito de ensinar os pacientes a: 1) monitorar e identificar pensamentos automáticos; 2) reconhecer as relações entre cognição, afeto e comportamento; 3) testar a validade de pensamentos automáticos e crenças nucleares; 4) corrigir conceitualizações tendenciosas, substituindo pensamentos distorcidos por cognições mais realistas; e 5) identificar e alterar crenças, pressupostos ou esquemas subjacentes a padrões disfuncionais de pensamento.
     
    O artigo pode ser acessado em: https://www.google.com/url?q=http://www.scielo.br/pdf/rbp/v30s2/a02v30s2.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwjD4JzNwPvfAhVdGLkGHVbIAM0QFggZMAU&usg=AOvVaw2mPTMcq-crfCQRVbFE_MFn
     

    GABARITO: B
  • A terapia cognitiva é uma abordagem teórica (não técnica) um dos seus principais eixos é a formação de crenças adaptativas. Apesar do erro na formulação da questão, por eliminação, dá para responder o gabarito certo, pois a formulação de plano de tratamento é uma das técnicas da TC que pode ser utilizada no tipo de instituição referida. Gabarito B.

  • Cuidado! a tcc não propõe que se construa novas crenças centrais, ela propõe que com base nas intervenções, no questionamento socrático, na identificação e avaliação das crenças que o paciente possa MODIFICAR essas crenças disfuncionais e irrealistas, se tornando mais realistas e funcionais. A resposta certa é Projetar um plano de tratamento, pois seja individual ou em grupo, a tcc é uma abordagem diretiva, orientada para um foco e com base na conceitualização cognitiva propõe sessões estruturadas, um plano de tratamento para o cliente, logo o mesmo ocorrerá numa instituição.

    Portanto, visto o que preconiza a tcc, não se trata de construir crenças centrais, mas de utilizar técnicas cognitivas e/ou comportamentais para a modificação das crenças dos pacientes (CORDIOLI).