SóProvas


ID
94075
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da proposta de emenda constitucional, assinale a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 60 da CF. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;II - do Presidente da República;III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • resposata 'c'Emenda à Consttuição> 1/3 senadores ou deputadspresidente>1/2 assembléias(maioria relativa)2 turnos em cada casa, por 3/5 dos membrospromulgada pelas mesas
  • gabarito:

    c) poderá ser apresentada por um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

     

    ''ou'', não ''e''.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre emendas constitucionais. 

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    C- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 60: "A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros".

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    E- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • A letra D não está errada, de qualquer maneira. Questão que deveria ter sido anulada. É fato que a PEC pode ser apresentada por qualquer das casas, com quórum de no mínimo 1/3. Logo, a assertiva afirmar que "poderá ser apresentada por um terço dos membros da Câmara dos Deputados" não está errado, porque, de fato, o poderá.