SóProvas


ID
941059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

A comunicação pública confunde-se com o conceito de comunicação publicitária e segue o modelo da bala mágica, ou da agulha hipodérmica, por sua capacidade de gerar respostas imediatas e mecânicas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode ajudar? Boiei nessa!
  • Errado

    A comunicação pública confunde-se com o conceito de comunicação publicitária (uma dica, o Cespe faz muito isso, pega termos semelhantes e diz que os conceitos se confundem. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa). Geralmente questões assim estão erradas, é bom ficarmos atentos com os conceitos. Continuando: (...) e segue o modelo da bala mágica, ou da agulha hipodérmica (ou teoria dos efeitos ilimitados, são 3 nomes toscos para a mesma teoria), por sua capacidade de gerar respostas imediatas e mecânicas. Comunicação pública é gênero, é ampla, e abrange vários tipos de modais de comunicação, como de utilidade pública; já a com. publicitária tem um viés comercial, econômico, elaborado por agências em prol dos anunciantes.
  • Apenas a título de complemento:

    A teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação e é também conhecida como teoria da bala mágica. De acordo com esta linha, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. O nome se dá por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada tem resposta, sem encontrar resistência do receptor - como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é uma das característica do indivíduo nesta vertente.

    A concepção de comunicação que embasa este modelo parte do princípio da sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills) e " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa". Deste modo, o modelo foi considerado, posteriormente, excessivamente simplista pois não considerava o papel das diferenças de ordem social e outros quesitos.

    Os conceitos desta teoria foram elaborados pela Escola Norte-Americana na década de 30.



     


  • A Cespe misturou vários assuntos diferentes de forma a parecer que a assertiva está coerente e correta.

    A Teoria Hipodérmica (Teoria da Bala) nasceu de um estudo baseado na pesquisa sobre o efeito da propaganda, lá pela década 1930. Esse modelo defendia uma relação direta entre exposição à mensagem e o comportamento. Uma relação entre EFEITO e RESPOSTA. Sugeria que o ser humano seria facilmente manipulado pelos meios de comunicação de massa. Os estudiosos avaliaram que o indivíduo reagia de uma forma passiva à mensagem - sem questionamentos, sem considerar o contexto no qual ele está inserido, etc.

    A superação dessa teoria veio com a constatação de várias formas de resistência dos receptores que interferiam na influência exercida pelos meios de comunicação de massa. O abandono da Teoria Hipodérmica veio em 1940, com a Teoria Empírico-Experimental, que já previa que os processos psicológicos intervenientes (diferenças individuais) interferiam na relação efeito/resposta.

    Pensar na Teoria Hipodérmica (Teoria da Bala) é pensar nas palavras "Efeito/Resposta".

    Fonte: "Obras Jornalísticas: uma síntese"

    Espero ter ajudado!
  • Ps: a Teoria Empírico-Experimental também é conhecida como Teoria da Persuasão.
  • Rapaz, o Cespe pegou a Teoria Hipodérmica e adicional um quilo de outras teorias. risos