SóProvas


ID
942874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Com relação às espécies e às fases de um processo, julgue os itens subsecutivos.

Admite-se prova testemunhal em caráter de exclusividade para fazer prova de contratos cujo valor não seja excedente ao décuplo do salário mínimo.

Alternativas
Comentários
  • Redação truncada e muito próxima do artigo do CPC  

      Art. 401.  A prova exclusivamente testemunhal só se admite nos contratos cujo valor não exceda o décuplo do maior salário mínimo vigente no país, ao tempo em que foram celebrados.

  • Justificativas de alteração de gabarito de itens 
    (com base no modelo de prova disponível no sítio do CESPE/UnB)
    Questão 125 :A redação do item é incompleta, razão pela qual se opta por sua anulação.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/tcdfprocurador2012/arquivos/TC_DF_PROCURADOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
  • Se mais alguém ficou curioso: o gabarito preliminar apontava a questão como Correta.
  • A questão deve ter sido anulada pq há a exceção do inciso II do art. 402 onde independente do valor é admitida a prova testemunhal, apesar de nao ter a palavra "exclusivamente" na redação do artigo, só pode ser, caso contrario seria redundância, no artigo 400 ja diz que a prova testemunhal é sempre admitida . 

    Art. 402. Qualquer que seja o valor do contrato, é admissível a prova testemunhal, quando:

    II - o credor não pode ou não podia, moral ou materialmente, obter a prova escrita da obrigação, em casos como o de parentesco, depósito necessário ou hospedagem em hotel.


  • O artigo 401 do CPC ressalva a prova exclusivamente testemunhal nos contratos cujo valor não exceda o décuplo do MAIOR salário mínimo vigente no país. Daí decorre a justificativa da banca para anulação da questão aduzindo a incompletude da assertiva.