SóProvas


ID
944164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.

O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.

    Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/


  • A ESCOLA DO DESIGN

    Esta escola surgiu nos anos 60 abrindo espaço para o desenvolvimento das demais escolas de natureza prescritiva e é considerada como a mais influente no processo de formulação de estratégia. Seu modelo é baseado em avaliações das situações internas e externa da organização. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 28), "em sua versão mais simples, a escola do design propõe um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas".

    Neste sentido são evidenciados, para esta escola, os pontos fortes e fracos e as variáveis ambientais, apresentando a noção de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) - Avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos da organização à luz das oportunidades e ameaças em seu ambiente, que permitem, através de uma avaliação cruzada, a percepção da situação a ser encarrada para a elaboração da estratégia. As estratégias nesta escola devem servir para reduzir ameaças e aproveitar oportunidades em relação à avaliação externa, e em relação à avaliação interna aproveitar-se dos pontos fortes, buscando também reduzir os pontos fracos.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/administracao-estrategica-escola-design/16071

    Paz de Cristo.

  • Gabarito: Errado

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

    Parte 1 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg

    As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:

    Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;

    Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;

    Escola Configurativa: Escola da Configuração.

    * Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização.

    * Escola de Planejamento: a formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos. É feito um estudo formal para "pensar a estratégia". Deriva da escola de Design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.

    * Escola de Posicionamento: a formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias.

    * Escola Empreendedora: a formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.

    * Escola Cognitiva: a formação de estratégia é vista como um processo mental. É o estudo de como os indivíduos processam as informações vindas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos, conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído.

    * Escola de Aprendizado: a formação da estratégia é vista como um processo emergente, que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. O papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir.

  • Gabarito: Errado

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

    Parte 2 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg

    As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:

    Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;

    Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;

    Escola Configurativa: Escola da Configuração.

    * Escola do Poder: a formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência. 

    Escola Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. A estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.

     * Escola Ambiental: a formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação. 

    * Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.

  • O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design. Resposta: Errado.

    Comentário: nessa escola o executivo mais graduado elabora e define o planejamento estratégico da organização com base na sua intuição e de maneira informal. Portanto, o nível de rentabilidade (ambiente interno) e o nível de risco (ambiente externo) não poderá ser definido pelo gestor, uma vez que nessa escola esses ambientes se ajustam.

  • O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design. Resposta: Errado.

     

    Comentário: nessa escola o executivo mais graduado elabora e define o planejamento estratégico da organização com base na sua intuição e de maneira informal. Portanto, o nível de rentabilidade (ambiente interno) e o nível de risco (ambiente externo) se ajustam e está relacionada com a escola do Planejamentopor envolver técnicas, programas e planos de trabalho.

  • 1) A escola de design entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente. Para essa escola a formação da estratégia é realizada pela gerência sênior em um processo deliberado de pensamento consciente, nem formalmente analítico nem informalmente intuitivo, de forma que todos possam implementar a estratégia. Dentro dessa escola, a formulação da estratégia seria definida como um processo de concepção, ou seja, o gerente sênior cria mentalmente estratégias deliberadas.

  • O povo entope de conceitos mas eu ainda nao internalizei. Colocam como se o Design fosse intuitivo, devaneio, mas nos exemplos que vejo falam até em fazer a matriz SWOT, "para criar/gerar a base da estratégia da empresa". Não acho nada simples a diferença entre design e planejamento. Provavelmente chutarei. Até porque a de planejamento deriva do design.

  • Gab: ERRADO

    A meu ver, a questão está errada porque na escola do design o planejamento é mais racional. Ele se baseia mais na estrutura informal e cognitiva. O que não condiz com as características descritas pela assertiva!

    Escola do Design: a formação da estratégia é vista como um AJUSTE entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). É um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças. RENNÓ - 2013.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Prezador, gabarito errado. Vamos descomplicar? Sim.

    A questão em análise tenta trazer uma perspectiva da escola do design, quando deveria ter trazido do planejamento. Ambas são escolas prescritivas (detalham como o processo deve ser feito), diferentemete das escolas descritivas (o processo como ele realmente ocorre) e escola configurativa (abrange as premissas das escolas anteriores). Vejamos a diferença entre design e planejamento:

    Design - Concepção e adaptação: processo de concepção/centralização pelo cheme máximo; simples e formal; análise SWOT; mais tradicional, pois serve de base para as próximas escolas.

    Planejamento - formalização: processo formalizado e detalhado; responsabilidade do CEO na prática dos planejadores; processo formal; cheklist;

    Bons estudos.