SóProvas


ID
944167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.

A organização que busca elaborar o planejamento estratégico a partir de um processo político de negociação, persuasão e barganha adota uma metodologia de planejamento com características da Escola do Poder.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação. Subdividida em Micropoder, que enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa, e Macropoder, que visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse.

    Prof. Sales Vidal


     

  • De acordo com o prof. Marcelo Camacho (Ponto), a escola do Poder encara o planejamento como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa. 

     

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito: Certo


    Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg

    As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:

    Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;

    Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;

    Escola Configurativa: Escola da Configuração.

    * Escola do Podera formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência. 

    Escola Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. A estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.

     * Escola Ambiental: a formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação. 

    * Escola da ConfiguraçãoA estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

  • Gab: Certo

     

    Questão: A organização que busca elaborar o planejamento estratégico a partir de um processo político de negociação, persuasão e barganha adota uma metodologia de planejamento com características da Escola do Poder.

     

    Escola de Poder > O processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos "atores" dentro da organização. A estratégia é formada aos poucos através da negiciação e persuasão dos membros influentes da empresa.

  • Questão idiota --'

  • Gab: CERTO

    Escola do Poder: Nessa visão, o processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos “atores” dentro da organização. Assim, a estratégia é formada aos poucos – através da negociação e persuasão dos membros influentes da empresa. Além disso, Mintzberg divide esse poder em dois tipos. O micropoder, que é o poder interno da estratégia e o macropoder que é externo!

    Fonte: Rennó, 2013.