AMBIENTE/MERCADO:
AMBIENTE COMERCIAL COMPLEXO, ECONÓMICO, POLÍTICO, TECNOLÓGICO, CULTURAL E SOCIAL. A EMPRESA DEPARA-SE COM MUDANÇAS NO AMBIENTE, E UMA CLARA COMPREENSÃO DO SEU IMPACTO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO. ESTES EFEITOS EXTERNOS SÃO CHAMADOS DE AMEAÇAS EXTERNAS E OPORTUNIDADES, E SÃO PARTE DA ANÁLISE SWOT.
RECURSOS:
OS RECURSOS DA ORGANIZAÇÃO SÃO INFLUÊNCIAS INTERNAS. ESTA CAPACIDADE ESTRATÉGICA DA EMPRESA PODE SER VISTA COMO OS PONTOS FORTES E FRACOS, QUE TAMBÉM PODEM SER UMA PARTE DE SUA ANÁLISE SWOT
EXPECTATIVAS DOS DIFERENTES STAKEHOLDERS/CLIENTES:
AS CRENÇAS E PREMISSAS CONSTITUEM A CULTURA EMPRESA. POR EXEMPLO, O PENSAMENTO DE DOIS GERENTES DE DIVISÕES DIFERENTES PODE RESULTAR EM CONCLUSÕES DIFERENTES SOBRE A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, APESAR DE ENFRENTAREM AS MESMAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS. POR ISSO, MUITAS INFLUÊNCIAS VÊM DOS SEUS STAKEHOLDERS, E A MAGNITUDE DO SEU IMPACTO SOBRE A ESTRATÉGIA DEPENDE DO PODER RESPECTIVO DE CADA GRUPO DE INTERESSADOS (OU SEJA, QUANTO MAIOR O PODER DE UMA DIVISÃO, MAIOR SERÁ A INFLUÊNCIA SOBRE A ANÁLISE ESTRATÉGICA).
GABARITO CERTO