Alternativas
a identificação precoce de aspectos associados aos trabalhadores, como a observação e correção de más pos- turas voluntárias na execução das tarefas e avaliações biomecânicas periódicas, que permitam diagnosticar eventuais susceptibilidades.
aquelas concebidas no campo da engenharia, que contemplam a implementação de normas de trabalho flexíveis, que permitam aos trabalhadores fazerem pausas e realizarem alongamentos quando necessário e, pelo menos, a cada hora de trabalho.
alguns controles administrativos que diminuem o risco por meio, por exemplo, da rotação de trabalhadores, de forma que cada um deles não gaste o tempo todo do turno de trabalho em tarefas de alta demanda.
a seleção adequada de trabalhadores, cujas características psicofisiológicas se mostrem adequadas às demandas inerentes às atividades e funções que integram a organização do trabalho, sejam de caráter muscular, sejam de caráter cognitivo.
a análise de cada situação de trabalho visando à identificação de ações e movimentos desnecessários, como aqueles associados ao retrabalho, além da concepção de postos de trabalho que atendam os valores antropométricos médios da população usuária.