Alternativas
a ventilação geral exaustora, arranjo de larga utilização para poluentes de grande toxicidade, exige a colocação de filtros após o ventilador e antes do ponto de descarga do ar contaminado, de forma a atender a regulamentação do órgão ambiental.
os ventiladores do tipo axial podem movimentar grandes vazões a pressão muito baixa ou moderada, e aqueles do tipo centrífugo, que são especialmente aplicáveis nos sistemas de ventilação local exaustora, são adequados para pressões baixas, moderadas ou altas.
a ventilação local diluidora é um arranjo auxiliar da ventilação geral diluidora e pode ser utilizada quando os pontos de geração dos contaminantes são distantes entre si e a toxicidade do contaminante é baixa ou moderada.
o dimensionamento do sistema de ventilação, antes de balizar-se pela razão de geração do contaminante atmosférico, deve atender a um determinado número de trocas de ar por unidade de tempo, garantindo que o limite de tolerância do contaminante não seja atingido ou ultrapassado.
um dos problemas da instalação da ventilação local exaustora é a elevada perda de carga do sistema, em que as velocidades das superfícies isocinéticas de captura decrescem à medida que se afastam do captor, a uma razão de 2:1 em relação ao diâmetro da tubulação.