-
ERRADO!
A arquitetura Fibre Channel é implementada em três tipos de topologias de transporte: ponto a ponto, laço arbitrado, e fabric. Na configuração da topologia ponto a ponto, a conexão entre dois dispositivos é dedicada. Já na topologia laço arbitrado, o meio é compartilhado, permitindo que dois ou mais dispositivos possam se comunicar. Um conjunto especial de comandos é empregado para controlar o acesso do meio pelos dispositivos. A topologia Fibre Channel fabric permite múltiplas e coexistente conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.
Obs.:
1- linear = ponto a ponto
2- mesh pode ser entendido como fabric
FONTE: http://pt.kioskea.net/contents/639-san-storage-area-network
-
Existem basicamente três topologias possíves mas a topologia switches fabric domina o uso comercial.
Ponto-a-Ponto: Topologia onde dois dispositivos são conectados diretamente um ao outro. É a mais simples de todas, desde que os dispositivos não sejam compartilhados fora dessa topologia.
Loop Arbitrário: Nesta topologia todos os dispositivos estão ligados em loop ou anel. Adicionar ou remover dispositivos obriga a interrupção de toda a atividade. A falha num dispositivo quebra o anel. Existem Hubs Fibre Channel que permitem ligações entre múltiplos dispositivos e podem contornar a falha.
Switched Fabric: é uma topologia onde os dispositivos são conectados através de switches. Conceitualmente é similar a implementações Ethernet. Essa topologia permite teoricamente a conexão de até 16 milhões de equipamentos, limitado somente pelos espaço de endereço disponível. Enquanto esta topologia tem as melhores propriedades de escalabilidade é também a mais cara, necessitando de no mínimo um switch para estabelecer uma conexão entre dispositivos. É a topologia padrão utilizadas nas redes SAN. Os produtos Fibre Channel estão disponíveis em 1 Gbit/s, 2 Gbit/s e 4 Gbit/s. O padrão de 8 Gbit/s está em fase final de desenvolvimento. Já existe um padrão de 10 Gbit/s mas este é apenas usado na interconexão de switches e não é compatível com dispositivos mais lentos. Em DATACENTERS construídos há alguns anos é comum encontar ilhas de pequenas SANn. Boa parte das SANs existentes (cerca de 80%) possuem até no máximo quatro switches. O servidor de uma pequena ilhas SAN só consegue se conectar a um storage da outra ilha normalmente via LAN. Uma alternativa para melhorar a performance é construir uma outra camada de switches (directors) que promovam a integração das pequenas SANs existentes.
-
**ERRADO. Acredito que só CORE-EDGE e MESH são arranjos para o fabric e topologias.
Segundo Manoel Veras(2009,p. 180-181),"O fabric é a configuração de múltiplos switches baseados no protocolo fibre channel para trabalharem juntos. A configuração de múltiplos switches IP que possibilitam a conectividade ao storage IP é um fabric iSCSI. Arranjos utilizados para o fabric: CORE-EDGE FABRIC e MESH."
Amigos o colega acima esqueceu de citar a fonte. Como encontrei vou compartilhar para facilitar o estudo. Eu também retirei deste livro p. 180
Ele retirou do livro "DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI. AUTOR: MANOEL VERAS"
PÁGINA 179, CAPÍTULO 6-SERVIÇOS DE ARMAZENAMENTO
**CASO MINHA IDEIA ESTEJA ERRADA, FAVOR SINALIZAR PARA QUE OS DEMAIS COLEGAS NÃO SEJAM PREJUDICADOS!
-
Eu errei essa questão, mas o gabarito é E mesmo.
NAS (Network Attached Storage) - topologia: Linear
SAN (Storage Area Network) - topologia: Core-Edge, Dual-Core e Mesh
Vamos na fé.
-
Errado,
Não tem linear no SAN
https://www.computerweekly.com/answer/Storage-area-network-SAN-fabrics-Mesh-versus-core-edge-topology
-
NAS (Network Attached Storage) - topologia: Linear
SAN (Storage Area Network) - topologia: Core-Edge, Dual-Core e Mesh
-
Conforme afirma[1], a topologia de uma SAN pode ser de duas formas: mesh e core-edge.
Mas se vc souber, pelo menos conceitualmente, sobre NAS e SAN, vc consegue matar essa parada.
Linear vem de linha...topologia linear significa q a topologia é válida pelo simples fato de vc usar uma linha (no caso, uma ligacao fisica entre o cliente e o servidor). Imagine a figura abaixo:
Topologia NAS:
C
|
|
S ---------- A
|
|
B
Para adicionar um novo usuario, basta uma "linha" entre ele e o servidor.
Isso não é possível em redes SAN, pois elas ficam isoladas em uma rede propria.
Fontes:
[1] Information Storage and Management: Storing, Managing, and Protecting, EMC Education Services
-
RESPOSTA E
LINEAR É NAS E NÃO SAN
-
E o Tonhão segue copiando e colando...
o Ctrl + c /// Ctrl + v do teclado dele deve estar quebrado já