SóProvas


ID
947707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsequentes.

Constitui pressuposto básico do desenvolvimento organizacional a interação entre a organização e o ambiente no qual está inserida.

Alternativas
Comentários
  • Comentário longo, como achei muito completa a resposta do professor Wendell Castellano, preferi não editar. Quem não quiser perder tempo, por favor pule
    Gabarito da banca: CORRETO. NÃO CABE RECURSO. CORRETO. O conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança. Para se entender o Desenvolvimento Organizaci
    onal é necessário conhecer os seus pressupostos básicos, que são os seguintes:
    a)Conceito de Organização: Os especialistas em Desenvolvimento Organizacional adoptam um conceito behaviorista de organização. Para Lawrence e Lorsch, por exemplo, "organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planeadas com o ambiente", estes autores adoptam o conceito tradicional de divisão do trabalho ao se referirem às diferentes atividades e à coordenação existente na organização, referem-se às pessoas como contribuindo para as organizações, em vez de estarem elas próprias totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização variam enormemente em função não somente das diferenças individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuições adoptado pela organização. Este conceito leva em consideração o facto de que toda a organização atua em determinado meio ambiente, ou seja, defendem que a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio, deduz-se que ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.

  • parte 2 - se não quiser ler, pule ok?
    b) Conceito de Clima e Cultura Organizacional: O clima organizacional é um conceito sintético. Engloba todas as características psicossociais da organização, como as que são apreendidas pelos seus membros, a quem influencia o comportamento. É a resultante de todas as forças que interagem no sistema psicossocial originando os comportamentos e motivações dos indivíduos, os seus estatutos e os seus papéis, a dinâmica dos grupos, os sistemas de influência e a forma de exercício do poder e da autoridade. A única maneira viável de mudar as organizações é mudar a sua "cultura", isto é, mudar os sistemas dentro dos quais os homens trabalham e vivem. Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interacção e de relacionamento típicos de determinada organização (Beckhard 1972). Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e interpretado. A cultura organizacional influência poderosamente o clima existente na organização. A noção de clima tenta refletir todos estes rostos da organização, que coexistem de maneira mais ou menos coerente, mais ou menos harmoniosa. A cultura de uma organização pode ser guiada pelos dirigentes, o clima organizacional só pode ser verificado. O clima é facilmente perceptível por um observador exterior, enquanto a cultura pode ser difícil de captar. Mas a diferença mais nítida entre estas duas noções é que a cultura faz referência a representações simbólicas, enquanto o clima reagrupa as avaliações e as percepções pelos membros das características da organização de que fazem parte.
  • Parte final.
    c) Conceito de mudança organizacional: O mundo atual caracteriza-se por um constante ambiente de mudança. O ambiente geral que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta às mudanças. O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em explosiva progressão. As mudanças científicas, tecnológicas, económicas, sociais, políticas, ... atingem e influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações em geral. O processo e mudança organizacional começa com o surgimento de forças que criam a necessidade de mudança em alguma parte ou em algumas partes da organização. Essas forças podem ser exógenas (forças externas) ou endógenas (forças internas) à organização. As forças exógenas provêm do ambiente, como novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente económico, político, geral e social. Essas forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna. As tentativas de mudança interna podem ser conscientemente planificadas para que o ajustamento às novas condições externas se processe com a mínima perturbação do equilíbrio estrutural e do comportamento existente dentro da organização. As forças endógenas que criam necessidade de mudança estrutural e comportamental provêm da tensão organizacional: tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho. Estas forças de mudança representam condições de equilíbrio já perturbadas, dentro de uma ou mais partes da organização.
    d) Conceito de Inovação: A utilização do conceito de inovação nem sempre é feita do mesmo modo pelos autores que se dedicam ao seu estudo, nem entendida de igual modo pelos potenciais adoptantes, residindo, precisamente aí, uma das fontes que estão na origem de muitas expectativas frustradas, quando o verdadeiro impacto das inovações propostas ou objeto de implementação no subsistema de ensino.
  • O movimento de DO "Desenvolvimento Organizacional"  surgiu a partir de 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, organização e do ambiente, no intuito de proporcionar o crescimento e o desenvolvimento das organizações.

  • Questão: Correta

    Resolvi pensando assim:

    Pressuposto Básico é a parte de baixo do iceberg que não vemos, logo, a interação organização/ambiente não é vista e é até mesmo dificilmente percebida por quem não faz parte da organização.

    Abs e sucesso

  • Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

  • CORRETA!

     

    Complementando com outras questões:

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico Administrativo) O objetivo da mudança organizacional estratégica é alterar o posicionamento da organização em face do ambiente. C

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: INP IProva: Analista de Planejamento - Arquivologia) No que tange a mudança organizacional, o componente estratégico remete à relação entre a organização e o ambiente. C

  • PRESSUPOSTOS BÁSICOS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - DO

        - CONSTANTE E RÁPIDA MUTAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO EM RAZÃO DO EXTERNO.

        - NECESSIDADE DE CONTÍNUA ADAPTAÇÃO.

        - INTERAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E ORGANIZAÇÃO.

        - MUDANÇA ORGANIZACIONAL PLANEJADA ESTRATEGICAMENTE.

        - NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO E DO COMPROMETIMENTO.

        - MELHORIA DA EFICÁCIA E DO BEM-ESTAR ORGANIZACIONAL.

        - VARIEDADE DE MODELOS E ESTRATÉGIAS.

        - TRATA-SE DE UMA RESPOSTA RÁPIDA ÀS MUDANÇAS.

     

    TRATA-SE DE UM SISTEMA ADAPTATIVOORGÂNICOABERTO FLEXÍVEL.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Fácil