-
Não entendi porque pela lei de acesso à informação não existe mais documento sigiloso confidencial.
-
Fiquei com a mesma dúvida, Tinaizinho. E olha que a questão é recente.
-
"É vedada a abertura"... que ridículo! Então ninguém poderá abrir o envelope? Então pra que ele existe?
-
o item esta CORRETO
-
Ao usuário Perseverador: não é que ninguém possa abrir o envelope. Leia bem a questão, ela fala especificamente do setor de protocolo. Marilena Leite Paes diz que o setor de protocolo deve abrir as correspondências de caráter ostensivo e encaminhar aquelas de caráter sigiloso aos respectivos destinatários. Quanto ao "confidencial", creio ser um erro de formulação, cabível de recurso, inclusive.
-
Questão correta, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Sigilo; Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo; As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - MI - Assistente Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.
GABARITO: CERTA.
-
Utilizando-se das interpretações que o cespe nos força; devo crer que o envelope jamais poderá ser aberto.
-
Não entendi porque o pessoal se assustou com essa questão, achei tão obvia. Talvez vocês não tenham lido o texto. Ele diz que é vedado o setor de protocolo abrir envolopes confidenciais.
Corretíssimo.
-
É importante observar que a correspondência oficial, mesmo quando enquadrada em qualquer dos itens descritos, NÃO DEVERÁ SER ABERTA quando o envelope contiver as indicações de CONFIDENCIAL, RESERVADO, PARTICULAR ou equivalente (PAES, p. 33).
-
Pessoal, depois de eu ter resolvido milhares de questões sobre esse assunto,concluí que, sempre que os documentos arquivísticos forem de caráter SIGILOSO (sejam confidenciais, reservados, particulares) eles serão enviados diretamente ao destinatário sem qualquer ação prévia (ex:registro, classificação). Portanto, questão correta.