-
Também errei, mas agora aprendi. Vejamos...
Opção CORRETA, letra "C". (o sentido é alterado com a substituição da palavra destacada)
a) Preferiu especar o portão. / escorar. >>>> O verbo "especar" é transitivo direto com sentido de sustentar com espeque, escorar. Ex.: Especar o telhado para aguentra o temporal. De outra forma é bitransitivo e pronominal, com sentido de dar ou adquirir firmeza, estabilidade, dividindo o (seu) peso com; apoiar(-se), encostar(-se), firmar(-se). Exs.: Especou o corpo na cerca. Especou-se na parede
b) Ele está sempre tergiversando. / fazendo rodeios. >>>> O verbo "tergiversar" é intransitivo com sentido de virar de costas. Ex.: Ouviu, sem tergiversar, toda a acusação que lhe faziam. De outra forma é intransitivo com sentido de usar de evasivas ou subterfúgios; procurar rodeios. Ex.: Isso terá de ser feito, não adianta tergiversar.
c) Comprou um terreno opimo. / plano. >>>> O adjetivo "opimo" tem significado diferente, qual seja excelente, rico, fértil, de grande valor. Exs.: Comprei um lote de terra opimo. Despojos opimos nesta negociação..
d) Não suportou o ignóbil comportamento. / repugnante. >>>> O adjetivo "ignóbil" denota o que não é nobre, que inspira horror do ponto de vista moral, de caráter vil, baixo. Exs.: Ela tem uma alma ignóbil. Ele tem um comportamento ignóbil. Outra acepção é a de algo que causa repugnância, que ofende o sentido estético; hediondo. Exs.: Um quadro ignóbil. Uma rua ignóbil.
-
Especar: escorar, sustentar;
Tergiversação: desculpa, rodeio;
Opimo: abundante, rico;
Ignóbil: que não tem ou não demonstra caráter;
-
questão que não mede conhecimento algum
-
Desde quando concurso público mede conhecimento?
Concurso público elimina candidato! Pode o Einstein fazer a prova e não ser aprovado, caso não conheça a banca ou não que tenha uma estratégia e objetivos claros.
-
Cara, como não mede conhecimento? É vocabulário gente... pqp... Eu errei também, e daí, leia mais, aprenda mais, expanda o vocabulário e parem de chorar pqp!