SóProvas


ID
950389
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando todas as atividades técnicas de um programa de gestão de documentos, a que vai subsidiar o acesso e as demais é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Produção – Refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.

    Utilização – Esta fase inclui as atividades de protocolo (recebimentos, classificação, registro, distribuição e tramitação); de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Incluem também a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
     
    Avaliação – É talvez a mais complexa das três fases de gestão de documentos, desenvolvida mediante análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão os objetos de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.
  • “Considerando todas as atividades técnicas de um programa de gestão de documentos, a que vai subsidiar o acesso e as demais é a”
     
    Reescrevendo sem economia textual:
     
    Considerando todas as atividades técnicas de um programa de gestão de documentos, a atividade técnica que vai subsidiar o acesso e as demais atividades técnicas é a
     
    a) avaliação.
    ERRADO: num programa de gestão de documentos, a atividade de avaliação ocorre depois da atividade de classificação. A atividade de classificação obedece ao Plano de Classificação de Documentos, que “é importante no processo de avaliação, uma vez que, para que a avaliação aconteça de forma eficiente, é necessário que os documentos estejam primeiramente bem classificados, de modo a facilitar a etapa de avaliação”. (Arquivologia Facilitada, João Tiago e Leonardo Reis, Elsevier, 2011, p. 59)
     
    b) classificação.
    CERTO, conforme explicado acima.
     
    c) descrição.
    ERRADO: a descrição é um conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa são típicos de arquivos permanentes. Sendo típicos de arquivos permanentes, a atividade de descrição ocorre, portanto, após a atividade de classificação, ou seja, jamais a atividade de descrição poderá subsidiar a atividade de classificação, como pede a assertiva, galera.
     
    d) organicidade.
    ERRADO: não é atividade, mas princípio.
     
    e) tabela de temporalidade.
    ERRADO: não é atividade; é um instrumento na gestão de documentos correntes e intermediários.
     
    Corretíssimo o gabarito da banca.
     
    Espero ter contribuído.
    Vamos com força!
    Bons estudos e sucesso!
  • questão do tranca-rua

  • ACESSO - Possibilidades de consulta aos documentos, o acesso pode ser restrito, limitado ou ilimitado. 

  • Que questão mais complicadinha, marquei DESCRIÇÃO :/

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL (Estratégia Concursos e Tec Concursos).

     

    Primeiramente, vamos destacar a origem do conceito de gestão de documentos.

     

    O conceito de gestão de documentos foi formulado a partir dos trabalhos da Comissão Hoover, cujos trabalhos desenvolveram-se entre 1947 e 1955, com o intuito de se encontrar uma solução para a documentação da administração pública americana acumulada no contexto da 2ª Guerra Mundial. É de se destacar que a tão badalada Teoria das Três Idades, formulada por Theodore Roosevelt Schellenberg, baseou-se no Relatório Hoover.

     

    Para o historiador norte-americano Lawrence Burnet, a gestão de documentos é “uma operação arquivística entendida como o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, que é característica da administração moderna, de forma a conservar permanentemente os que têm um valor cultural futuro sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa”.

     

    Pois bem! A redução seletiva, ou seja, a busca para que um menor número de documentos transitórios sejam reunidos a documentos de valor permanente (aumento desnecessário da massa documental) tem início com a atividade de classificação. A classificação nada mais é que a análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos, além da atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica.

     

    Nesse sentido, a classificação é um conjunto de operações técnicas destinadas a organizar a documentação já na fase  corrente, a partir da análise das funções e atividades do organismo produtor de arquivos.

    Voltando à questão, observe que apenas as alternativas A, B e C referem-se à ATIVIDADES técnicas de um programa de gestão de documentos. No entanto, a classificação precede a avaliação e a descrição.

     

    Por fim, a organicidade (alternativa D) não é uma atividade de gestão de documentos, mas um princípio arquivístico; e a tabela de temporalidade (alternativa E) é um instrumento da atividade de avaliação, e não uma atividade em si.

    GABARITO: B.

  • Gabarito B

    Gestão de documentos(atua corrente e intermediaria): produção, manutenção, utilização e controle.

    No Protocolo de Classificação: classifica os arquivos como ostensivo ou sigiloso(reservado, secreto,ultrassecreto), ou seja, os tipos de acesso aos arquivos.

  • BIZU:

    AVALIAÇÃO ESTÁ LIGADA A TABELA TEMPORALIDADE -> Att. (lembra do final de doc)

    CLASSIFICAÇÃO ESTÁ LIGADA A GESTÃO DOCUMENTAL -> Cgd

    Fonte: Algum concurseiro do QC + Adaptações.

    Bons Estudos!!

  • Raciocinando de forma crítica:

    avaliação é o procedimento de definir o valor(primário ou secundário ) e prazo de guarda de um documento. se você receber o documento para avaliar sem estar classificado, tu não saberá o assunto ou o graú de importância daquele documento. portanto, não conseguirá definir se aquele documento vai ser descartado ou guardado de forma permanente, ou seja, não conseguirá Avaliar e por conseguinte obter a TTD.

    EX: Recebi o Alvará de funcionamento para fazer o processo de avaliação e definir quanto tempo ele será guardado. dito isso, ele não foi classificado anteriormente, portanto não sei se ele é importante ou irrelevante. por conseguinte, não vou conseguir determinar se vou descartar ou guardar de forma permanente.