SóProvas


ID
952960
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal, sobre os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •             
    Letra do artigo 100 da CF/88:

    Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.

    § 1º Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, exceto sobre aqueles referidos no § 2º deste artigo.

    (...)

  • É o tipo da questão que tenta nos tirar o estímulo... pois não mede nenhum conhecimento... pura decoreba!

    Mas somos brasileiros... avante sempre!
  • Com uma questão dessa, o cara atesta que não tem condições de fazer uma questão inteligente, Paciência!!!!!!

  • A questão pode ser besta, mas se vc não ler atentamente poderá induzir ao erro. 

  • GENTE, UMA BANCA DESSAS É TRANQUILA DEMAIS, LETRA FRIA DA LEI MUITA GENTE NÃO DECORA DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE MATÉRIA QUE TIVER NO EDITAL, ASSIM MUITA GENTE PODE ERRAR POR ACHAR A QUESTÃO MUITO BOBA E FICAR COLOCANDO CHIFRE NA CABEÇA DE CACHORRO, E AI, TORNA-SE UMA QUESTÃO DIFÍCIL DE PODER ANULAR POR QUALQUER MOTIVO.

  • Vou propor uma E.C para incluir a responsabilidade penal tbm ! Acho muita sacanagem não ter isso na CF! rsrsrs bons estudos a todos!

  • a) ERRADA, LETRA DA LEI a examinadora suprimiu (proventos - pensões)

    os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos e proventos, pensões suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez , fundadas em responsabilidade civil ou penal, em virtude de sentença judicial transitada em julgado. 

    b) ERRADA , a examinadora asuprimiu (Penal)

    os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado. 

    c) transitada em julgado + as palavras suprimidas 

    os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, proventos, pensões e suas complementações e benefícios previdenciários, em virtude de sentença judicial, mesmo não transitada em julgado. 

    d) gratificações + as palavras suprimidas 

    os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, gratificações e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil e penal, em virtude de sentença judicial transitada em julgado. 



    esse é tipo de questão que a examinadora ta de TPM kkkkk 

  • GAB: Letra B

    Fundamentação:

    Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.

    § 1º Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, exceto sobre aqueles referidos no § 2º deste artigo.

  • De todos desta banca que fiz até o momento, posso dizer que a grande maioria (90 por cento) é mudança de uma única palavra, dá até uma angústia resolver a prova, 40 questões que levam duas horas fáceis. 

  • Marcos Paiva, 

    Na letra B (gabarito), o examinador não suprimiu a expressão "penal". De fato, o débito de natureza alimentícia, neste caso, não se funda em responsabilidade penal. É a dicção do §1, art. 100 da CF, que NÃO prevê "responsabilidade penal".

    Avante!

  • PMMG..... 2019  FOCO,FORÇA,FÉ

  • Não precisava saber a letra da lei para acertar essa questão, bastava ler atentamente e observar esse detalhe ( fundadas em responsabilidade CIVIL OU PENAL ) Débitos de natureza alimentícia e na esfera penal? Que eu saiba ate hoje não...

  • Gabarito: Letra B

    Constituição Federal:

    Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.             

    § 1º Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, exceto sobre aqueles referidos no § 2º deste artigo

  • PALAVRAS CHAVES PARA MATAR A QUESTÃO:

    Saber que a fila preferencial de natureza alimentícia:

    -Não inclui e nem advém de sentença penal.

    -Precisa de sentença judicial com trânsito em julgado

  • E a troca de palavras continua rs
  • Vencimentos: salário enquanto ativo

    Proventos: salário enquanto inativo (aposentado)

    Nada desconta do salário do funcionário público senão pensão alimentícia! O funcionário público não tem a opção de dever pensão.

    Já cai direto na conta da parte interessada a %.

    Exige sentença judicial transitada em julgado.