SóProvas


ID
954502
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabendo-se que Administração é o conjunto de ações de planejamento, organização, direção e controle do trabalho dos membros da organização, fazendo uso de todos os recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO.

    b) Para Stoner (1999) liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.

    c) Chiavenato (2000, p.195) diz que: "O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." Porém, é mutável e é nesta característica que está o erro da assertiva.

    d) Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.

    e) Chiavenato (2000, p. 7) diz que: "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."

  • Esta questão realmente merece recurso... letra A e E são acertivas.

  • O enunciado deveria pedir: Marque 2 assertivas corretas. KKK

    Que isso, jovem?

    TOCA O BARCO!
     

  • Não entendi pq alguns consideraram a Letra E correta,Para mim ficou sem nexo a frase "Dirigir é comandar as ações(até aqui ok!) de acordo com seu controle posterior(?????????)"


    Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos.(Chiavenato)


    Acredito que controle posterior está relacionado com a função administrativa controle:


    Tipos de Controle:


    O controle do desempenho de uma atividade pode ser efetuado em diferentes momentos:


    Controle Preventivo: antecipa os problemas, evitando problemas futuros. Tem foco nos insumos. Consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê- los depois de acontecerem. Detecta desvios em algum padrão de desempenho nos insumos, a fim de garantir a imediata reparação antes que determinada sequência de ações seja iniciada. Exemplos: seleção de recursos humanos; inspeção de matérias-primas; políticas, procedimentos e regras, que limitam o comportamento dos membros organizacionais etc.


    Controle Simultâneo: corrige problemas à medida que ocorrem. Com foco nos processos, é considerado um mecanismo de controle reativo (ocorrência de um problema  correção). Consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Exemplos: supervisão direta; controles estatísticos etc.


    Controle Posterior ou Controle por Feedback: avalia o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Foco nos resultados, já que compara os resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. O controle posterior não tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas dos desvios. Exemplos: avaliação de desempenho dos empregados; demonstrativos financeiros; controle de qualidade de bens produzidos etc.

  • Banca é uma porcaria...infelizmente temos q nos submeter...

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.