SóProvas


ID
955255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a administração.

A reforma administrativa iniciada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.

Alternativas
Comentários
  • O DASP foi instituido para implementar a burocracia e combater o patrimonialismo.
    EVP
  • No Brasil a idéia de uma administração pública gerencial é antiga. Começou a ser
    delineada ainda na primeira reforma administrativa, nos anos 30, e estava na origem da
    segunda reforma, ocorrida em 1967. Os princípios da administração burocrática clássica
    foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP - Departamento
    Administrativo do Serviço Público.11 A criação do DASP representou não apenas a
    primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública
    burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da
    burocracia clássica.12
  • A Administração moderna teve início com a entrada de Getúlio Vargas no poder em 1930 (período do Estado novo). Getúlio Vargas introduz o Modelo Racional-Legal de Max Weber em busca de Administração formal, impessoal, padronizada e com o foco na eficiência.
    Posteriormente, em 1936, criou-se o DASP visando a melhoria da máquina pública.
    Logo, a reforma administrativa teve início antes da criação do DASP, o que torna a questão errada.
  • O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado 
    em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a 
    ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública. No 
    Departamento, surgiu uma elite técnica responsável pela reestruturação de todo o 
    funcionalismo público federal, e que tentou promover mudanças no trabalho, principalmente 
    na forma de ingresso, carreira e organização das repartições públicas, centralizando 
    decisões. Vistos como “agentes de Vargas” na centralização burocrática promovida, os 
    técnicos administrativos do DASP eram criticados pelo funcionalismo e, ao mesmo tempo, 
    exaltados dentro da máquina burocrática do Estado Novo (1937-1945).
  • somente a Thais mostrou o erro da questão, os demais falaram e não disseram nada.
    deste jeito é melhor nem postar nada......ctrc c + ctrc v no wikipedia qualquer um faz.
  • Eu acredito que esse espaço nos é aberto para que possamos comentar as questões, discordar e até corrigir informações equivocadas e assim enriquecer o debate ajudando na assimulação do conteúdo, nao nos cabe críticas vazias, como a do colega acima, que tenta desqualificar o comentários dos colegas, creio que mesmo as respostas crtl c/crtlv, nos ajudam a promover o debate, desde q n tenham erro de conteudo e preferencialmente seja citada a fonte
  • Achei que o erro da questão foi a parte final: combate ... à burocracia estatal(!!!) . Ora, se a teoria é para implantar a burocracia, que sentido faz combatê-la ? Ocorre que a burocracia tem disfunções, que é o controle mais rígido e o excesso de papel e documentos.
  • Sei que este não é o entendimento predominante na CESPE, que conecta o Estado Moderno nas provas de Administração à teoria de Max Weber, mas os estudiosos das ciências políticas afirmam que o Estado Moderno - caracterizado pela presença dos elementos povo, poder soberano e território (com algumas divergências na doutrina) - surgiu com a Paz de Westfália (1498), enquanto que a idéia de burocracia está vinculada a uma forma de gestão deste Estado Moderno.  Desta forma, podemos dizer que o surgimento do Estado Moderno no Brasil se dá com a Proclamação da Independência, ocasião em que o País deixou de ser Colônia Portuguesa. 

    Observem que este entendimento alternativo é sufragado pela banca nas provas de Direito Constitucional. 
  • Gabarito ERRADO

    Acredito que o erro da questão está no final, onde diz: ''com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.''

    O DASP veio para implementar a Burocracia weberiana e não combatê-la, como afirma a questão!
    A reforma do Estado começou na década de 30, segue abaixo:

    O DASP foi precedido pela criação da Comissão Permanente de Padronização (1930), pela Comissão Central de Compras (1931) e pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil(1937), órgãos que também visavam emprestar caráter mais racional à administração pública brasileira. Deste último herdou não apenas as funções, mas também o comando. Durante todo o período em que o DASP esteve ativo teve como chefe Luiz Simões Lopes, ex-presidente do Conselho Federal do Serviço Público Civil e da Comissão de Reajustamento de Funcionários Civis.
    Fonte: Wikipedia


    O DASP foi implementado em julho de 1938 e a constituição de 1937 já fazia menção a ele, abaixo trecho da Constituição de 1937:

    Art 67 - Haverá junto à Presidência da República, organizado por decreto do Presidente, um Departamento Administrativo com as seguintes atribuições:

            a) o estudo pormenorizado das repartições, departamentos e estabelecimentos públicos, com o fim de determinar, do ponto de vista da economia e eficiência, as modificações a serem feitas na organização dos serviços públicos, sua distribuição e agrupamento, dotações orçamentárias, condições e processos de trabalho, relações de uns com os outros e com o público;

            b) organizar anualmente, de acordo com as instruções do Presidente da República, a proposta orçamentária a ser enviada por este à Câmara dos Deputados;

            c) fiscalizar, por delegação do Presidente da República e na conformidade das suas instruções, a execução orçamentária.
    Fonte: Planalto


    Bons Estudos!
    ''Quem acredita sempre alcança''

  • Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, surge o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) em 1936. Ela reprsentou a tentativa de formação da burocracia nos moldes Weberianos, baseada no princípio do mérito e era contra o Patrimonialismo.
  • A questão erra ao falar "com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.", na verdade o DASP veio para estruturar a burocracia, outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador

    Disciplina: Administração Pública

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), cujo objetivo principal era a modernização administrativa do país, inspirou-se no modelo weberiano para estruturar a burocracia.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; 

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial; 

    A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

    GABARITO: CERTA.

  • Dasp é o primeiro movimento de reforma Adm. do pais segundo o cespe.BURROCRACIA VEIO COMBATER O PATRIMONIALISMO

  • A Dasp surge para combater as práticas patrimonialistas existentes na época, utilizando a burocracia nos moldes weberianos. 


    Fonte: Ponto dos Concursos

  • Questão ERRADA

    A reforma administrativa iniciada pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo (até aqui tudo CORRETO) e à burocracia estatal (parte ERRADA, o Dasp surgiu trazendo o modelo burocrático para Adm. Pública, então por óbvio que ele não combatia a burocracia estatal, ele a implementava na verdade).

  • Reforma da DASP


    No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30. A reforma da administração pública é empreendida no Governo Vargas, com o objetivo de realizar e modernizar a administração pública, vindo combater o modelo patrimonialista que até então imperava no país.

    Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. É a transição do Brasil agrário para o Brasil industrial.

  • O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi previsto pela Constituição de 1937, mas só foi criado em 1938, durante o período de governo de Getúlio Vargas conhecido como Estado Novo. Um dos principais objetivos era aprofundar a reforma administrativa, iniciada pelo próprio Getúlio anos antes. Visando à racionalização e maior eficácia da administração pública, a questão está certa quando afirma que o DASP pretendia combater o patrimonialismo. No entanto, a questão está errada ao afirmar que também era objetivo do órgão combater a burocracia estatal. Entendendo-se burocracia estatal como profissionalização das atividades do Estado, por meio da adoção da meritocracia como método de seleção de pessoal, dentre outras medidas para tornar mais eficaz a administração pública, o patrimonialismo (confusão do público com o privado) diminuiria e a burocracia estatal aumentaria. A questão está, portanto, errada. 
  • Instituído em 1936, no governo Getúlio Vargas, o DASP veio para burocratizar a Administração Pública, de modo a acabar com o patrimonialismo.

  • Complementando...

     

    O objetivo do DASP era justamente incluir uma burocracia baseada nos moldes weberianos. Assim, ERRADA.

  • DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público, que havia sido previsto na Constituição de 1937 e foi criado pelo Decreto Lei 579/38. O DASP, além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, deveria fornecer assessoria técnica ao Presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.

     Os principais objetivos do DASP foram:

    centralizar e reorganizar a administração pública;

    definir política para a gestão de pessoal;

    racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral;

    combater práticas patrimonialistas de gestão, de forma geral;

    modernizar a administração pública.

     

    SHARKATTACK bora pra cima galera!!! 

     

  • A CRIAÇÃO DO DASP, PELO GETÚLIO, FOI PARA EFETIVAR A BUROCRACIA E ANIQUILAR O PATRIMONIALISMO.

     

    A CRIAÇÃO DO DASP FOI O MARCO DA IMPLANTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO RACIONAL-LEGAL/BUROCRÁTICA. FOI A TENTATIVA DE FORMAÇÃO DA BUROCRACIA NOS MOLDES WEBERIANOS. EIS O MOTIVO POR ESTARMOS AQUI, RALANDO: APLICAÇÃO DO INSTITUTO DE CONCURSO PÚBLICO E DO TREINAMENTO. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO:E

     

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi previsto pela Constituição de 1937, mas só foi criado em 1938, durante o período de governo de Getúlio Vargas conhecido como Estado Novo. Um dos principais objetivos era aprofundar a reforma administrativa, iniciada pelo próprio Getúlio anos antes. Visando à racionalização e maior eficácia da administração pública, a questão está certa quando afirma que o DASP pretendia combater o patrimonialismo. No entanto, a questão está errada ao afirmar que também era objetivo do órgão combater a burocracia estatal.
     

    Entendendo-se burocracia estatal como profissionalização das atividades do Estado, por meio da adoção da meritocracia como método de seleção de pessoal, dentre outras medidas para tornar mais eficaz a administração pública, o patrimonialismo (confusão do público com o privado) diminuiria e a burocracia estatal aumentaria. A questão está, portanto, errada. 


    FONTE: PROFESSOR DO QC

  • A criação do DASP pretendia implantar a burocracia, sendo o marco principal da primeira reforma, tendo como objetivo o combate ao patrimonialismo e modernização do RH, da estrutura e dos processos. 

  • Combate o patrimonialismo e o nepostismo

    O DASP foi a forma de implementação da Burocracia (e não combate) na Adm. Pública Brasileira

  • DASP = departamento administrativo do setor público. O próprio nome do departamento indica que ele não pode ter em sua essência o combate a burocracia. A burocracia não é ruim, pessoal. O ruim é o excesso dela. 

     

    Logo, questão errada. 

  • DASP: (Departamento Administrativo do Serviço Público) 
    --------------------------------------------------------------------- 
    ~> Instituído na Era Vargas (1938, Estado Novo). 
    ~> Modernização da AP e substituição do modelo patrimonialista, até então vigente. 
    ~> Combate à corrupção e ao nepotismo. 
    ~> Implementação da Burocracia (no sentido positivo-teórico) nos moldes de Weber. 
    ~> Tratou de meritocracia p/ ocupação de cargo público, deu diretrizes de compras púb. padronizadas e orçamento púb., etc.

  • O erro da questão é afirmar que o DASP combateu a burocracia.

  • Willy Maia,gosto muito do seus comentários,pois aprendo muito com eles.Aliás,por acaso você vai prestar o concurso do mpu?da umas dicas aí pra gente.obrigado.

  • o dasp criou a buracria praticamente....nao o oposto..kkkk

  • Dasp órgão centralizador da modernização da administração pública, buscava implantar o modelo burocrático no Brasil.

  • ERRADO

  • Errado

    DASP POSSUIA O OBJETIVO DE IMPLANTAR A BUROCRACIA.

  • errado

    superar o patrimonialismo

    implantar o sistema burocrático