SóProvas


ID
955273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”.

Alternativas
Comentários
  •  A cultura visa criar uma identidade entre os funcionários e construir uma visão de equipe e não individualista.
    EVP
  • tácito

    (latim tacitus, -a, -um

    adj.

    1. Que não está declarado mas que se subentende. = IMPLÍCITO, SUBENTENDIDOEXPRESSO, MANIFESTO, PATENTE

    2. Que não usa palavras ou a voz. = CALADO, SILENCIOSOPALAVROSO

    3. Que não se mostra. = ESCONDIDO, ENCOBERTO, SECRETO, VELADOABERTO, DESCOBERTO

    4. Sossegado, calmo. ≠ AGITADO, TEMPESTUOSO

  • será que as pessoas antes de comentar olham os comentários anteriores? acho que não.
  • Questão totalmente subjetiva. Como , diante de fatos expressos na questão, vc consegue inferir que o lema é todos por um ? Voce tem que ter uma bola de Cristal ou olho de tandera para acertar as questões.

    Foi mal, Foi só um desabafo. Rs
  • Quando bem difundidos e compartilhados, os valores e as crenças geram união de pensamento e comportamento dos colaboradores da organização. Essa união remete ao lema dos 3 mosqueteiros: "Um por todos e todos por um".

    Bons estudos!
  • CERTO

    O lema dos 3 mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, leva a administração participativa, onde os administradores desmontam a estrutura hierárquica e fazem com que os funcionários tenham maior papel no processo de tomada de decisões.


    FONTE:http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/05/20/17071/
  • Se os valores e as crenças são compartilhados, subentende-se que os colaboradores estão caminhando de forma coesa em prol dos objetivos da organização. Considerando essa premissa, quando - por exemplo - alguém no ambiente de trabalho estiver com algum problema, o esperado é que seja ajudado pelos colegas que estão no entorno. Portanto, podemos dizer que, assim como outros, estabelece-se um acordo tácito (subentendido) que evoca (lembra, reproduz na imaginação ou no espírito) o lema “um por todos, todos por um”.

    Dicionário Michaelis
    evocar 

    e.vo.car 
    (lat evocarevtd 1 Chamar (alguém) para fora do lugar onde está. 2 MagiaChamar, invocar, para que apareçam (almas, espíritos, demônios). 3 Chamar à memória, reproduzir na imaginação ou no espírito: "...evocava... os brincos infantis, as piculas, as bocas de forno... o esquenta-sol, a cabra-cega" (Afrânio Peixoto). 4 Dir Transferir (uma causa) de um tribunal para outro; avocar.
  • Sou administrador mas sou obrigado a concordar contigo Maicon, os caras inventam um bando de bobagens para venderem livros e a cespe tem cobrado muito essa matéria.

    Você conta no dedo os autores que realmente acrescentam alguma coisa, o resto é auto-ajuda barata aplicada ao mundo corporativo.
  • Para a banca, onde se lê "cultura organizacional", leia-se visão de mundo do empresário, dono da empresa, e todos os que possivelmente possam estar alinhados com ela. Só  assim é viável acertar este tipo de questão. 
  • Adm. é mta teoria sem comprovação prática. Os famosos ''cases'' é uma fábula para vender ''cases de sucesso'' no mundo empresarial. O mundo empresarial é cheio de surpresas. Às vezes dizem que um bom mkt consegue vender qualquer produto. Não é bem assim.... Ford por exemplo todos falam dele como gênio da produção em massa. O que há por trás do sucesso das vendas do modelo T Ford os livros de adm. não revelam. 
    Não é de admirar que Ford tenha recebido a Medalha da Águia Alemã de Hitler, numa suntuosa cerimônia em Berlim. A medalha era reservada para estrangeiros que prestavam serviços especialmente valiosos ao Reich.  Hitler adquiriu muitos carros da FORD... Assisti um documentário relando como mtos casos de sucesso no mundo empresarial ocorreram por meios nada didáticos. rss Informações sigilosas de mercado, conluios, etc sempre fizeram parte do grande ''sucesso'' de vendas

    http://cocofilosfico.blogspot.com.br/2012/04/pai-da-administracao-nao-era.html
  • Já montei um esquema para provas de Administração. Se nada estiver errado de acordo com as teorias normalmente descritas e vier alguma frase inútil pode considerar a afirmação como correta, porque sempre vai ter algum autor com uma frasesinha picareta, e as bancas adoram isso.
  • A parte que diz "Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores ..."  até aí ta tudo certo.. mas a cultura pode ser direcionada perfeitamente ao contrário do que afirma a questão, ou seja, "cada um por si e todos que cuidem de si mesmos"...

  • Vocês estão olhando, mas não estão vendo.  Para mim o lema "um por todos e todos por um", a que se refere a questão, é evidenciado quando a questão diz " ... e os valores e as crenças são pontos de referência claros e COMPARTILHADOS pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”.  Se os valores são partilhados, ou compartilhados, cria-se um elo entre os colaboradores que a questão diz ser um "acordo tácito".

  • Eu acertei, mas e se a cultura compartilhada por todos for a de "salve-se quem puder"? Nem sempre a cultura organizacional será baseada em valores colaborativos... 

  • A Área de Recursos Humanos e a Cultura Organizacional

    Já sabemos da importância que o assunto merece como instrumento de gerenciamento organizacional. Muitas organizações, principalmente as de pequeno e médio porte, cujo RH ainda encontra-se no nível tático e operacional, não se dedicam a essa importância questão quer porque a cúpula da empresa desconhece a sua magnitude, que pela incompetência técnica e ou política do gestor de RH.

    O fato é que existe um grande numero de organizações que não investe em programas de manutenção e desenvolvimento de sua cultura própria, permitindo que uma serie de disfunções e patologias atinjam a pirâmide empresarial causando sérios danos ao ambiente e principalmente à produtividade e a qualidade dos resultados.

    As organizações mais preparadas, com executivos sensíveis, cuja visão ultrapassa médio prazo, já deram conta da importância que representa para a sua consecução dos objetivos organizacionais o fato de ter equipes coesas, que canalizem energias numa mesma direção.

    Ao estar numa empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referencia claros e compartilhados entre todos, há um acordo tácito que lembra o lema histórico dos mosqueteiros de Dumas: "Um por Todos, Todos por Um".

    Fonte:http://amigonerd.net/humanas/administracao/cultura-e-clima-organizacional-3

  • No incrível mundo da imaginação que isso é correto. Na prática é totalmente diferente.

  • Na verdade, na prática, é "um contra todos e todos contra um", pois o puxa-saquismo é o bilhete de entrada para alçar cargos mais elevados. A promoção por merecimento não é por tempo de serviço e sim por intensidade de puxa-saquismo. Eeeeeessa é a grande verdade no setor privado meus caros, experiencia própria. 

  • A teoria é diferente da pratica e vice-versa.

  • Meu Deus, quanta baboseira. Essa questão é tão simples. Ela é lógica, é português, é administração. Qualquer dessas matérias , se forem aplicadas, chegaremos a conclusão. Pensem:

    Cultura organizacional difundida: É um ponto positivo, pois significa que o clima, o ambiente, os valores, aquilo que os colaboradores acreditam, estão presentes por toda a empresa, proporcionando sinergismo entre as partes.

    Valores e crenças como pontos de referência claros: É um ponto positivo, pois entende-se que o gestor traça de forma consistente o que ele espera dos colaboradores para a realização do trabalho; por exemplo, união, respeito (por mais que não se gostem), etc.

    Valores e crenças compartilhados pelos colaboradores: É um ponto positivo, pois subentende-se que os colaboradores absorveram as políticas da empresa e compartilham uns com os outros os princípios estabelecidos.

    Lema "um por todos, todos por um": É, por consequência, um ponto positivo. Apesar de ter cunho de "fábula", é óbvio, é lógico, que essa frase é coerente com tudo que foi dito. Inconcebível é alguém pensar que depois de tudo que foi dito, seja coerente um lema "cada um por si", o que se apresentaria como um ponto negativo e iria de encontro ao exposto no decorrer do enunciado. Dessa forma, é brigar com a Banca e dificultar sua aprovação, com certeza.

    Ademais, apenas para esclarecer, sou Administrador, atuei na presidência de empresa júnior, e faço a gestão de empresa familiar decorrente de sucessão. Posso afirmar com contundência: isso é sim possível na prática, embora não seja o que mais se vê. É claro, também, que nem tudo são flores; problemas e divergências sempre existem, mas eventuais acontecimentos não significa que cultura organizacional não possa ocorrer como descrito na questão. Cultura é algo intrínseco, institucionalizado, e que não pode ser julgado de forma leviana, não pode ser avaliado pelo que você presencia na empresa que você trabalha. Além disso, deve-se considerar que há vários modelos de gestão e tipos de empresa; umas com mais facilidade de implementar o que foi dito (Estrutura Adocrática. Ex: Google), outras com mais dificuldades (Estrutura Mecânica. Ex: Indústria Têxtil). Para finalizar, estas últimas são os tipos de organizações que pessoas que não entendem a diferença entre "puxa-saquismo" e "relações humanas", não entendem a diferença entre meritocracia e tempo de serviço, trabalham; estas pessoas não se sobressaem porque sempre atribuem a competência alheia a algo negativo, ao invés de buscar a prosperidade juntamente com o chefe. Nestas organizações sim, é difícil diminuir a distância entre prática e teoria.

    Não costumo fazer isso, mas como dizem muitos: foi só um desabafo! Abraços.

  • Achei bastante interessante o que a eliane franklin escreveu. Vejo que é muito verdade que em Administração há uma imensurável propagação de idéias e pontos de vista de autores a respeito de uma série de aspectos que envolvem a cultura organizacional das empresas. Uns achando que tal comportamento ou valor condiz com o que a empresa realmente é mas, existe uma grande relatividade em tudo. Todos sabem que existem muitas empresas que surgiram de garagens e esquinas de ruas que alavancaram ao sucesso e outras ao fracasso. Não é de se considerar que o que tudo que acontecia numa esquina ou garagem há de se ser mantido para que uma empresa continuará a manter seu sucesso. Muitas, ao mudarem a cultura para o que acham que deve ser de praxe cavam a própria cova, já outras não. Eu não sei não mas, entender qual é o caminho ideal a respeito de um conceito sobre cultura organizacional é muito complicado. Sinceramente revelo a vocês que sou formado em Administração em Marketing e fui um péssimo aluno por não entender muito o que muitos autores pregavam a respeito de certos conceitos de TGA. 

  • Demorou, mas saquei o entendimento da banca sobre o assunto:

    Para o CESPE: 

    CULTURA ORGANIZACIONAL = SOLIDARIEDADE, ASSOCIATIVISMO, PENSAMENTO COLETIVO, ÉTICO, GRUPAL

    Outras questões ajudam a fixar a jurisprudência da banca:

    Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    Uma das principais funções da cultura organizacional é regular as relações entre os membros da organização. A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo, em contraposição ao individualismo e ao alheamento em relação aos interesses coletivos, diferenciando as organizações e as sociedades.

    Resposta: CERTO 1 • Q201457 •   Prova(s): CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração


    Infere-se da leitura desse fragmento que as invenções não representam o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda a comunidade.

    Resposta: CERTO

    Portanto, nem pense "e se a cultura compartilhada por todos for a de "salve-se quem puder?"! Para o CESPE, a cultura organizacional sempre será baseada em valores colaborativos.


  • Essa frase é o reflexo da Tese da Reciprocidade. Segundo Chiavenato, da interação organizacional decorre o processo de reciprocidade em que a organização oferece incentivos para o participante e, além disso, remunera-o, oferece segurança e status e cria condições para que ele trabalhe adequadamente. De forma recíproca, o participante responde com contribuições, seja trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado.

    Fonte: Administração Geral e Pública, 2008.

  • Tácito = implicito


    Uma organização forte funciona como "substituto" da formalização.
  • Cultura não é sinônimo de espírito de equipe. Em VÁRIAS EMPRESAS existe uma cultura voltada a resultados individuais, você recebe uma meta faz o seu, ganho os seus bônus relativo a isso, são funções que não dependem de trabalho em equipe. . Quem trabalhou em algumas áreas de bancos, no mercado financeiro sabe o que é isso. E não é algo "por de baixo dos panos", é formalmente falado a você, te mostram o que você deve cumprir, se cumprir os bônus que vc irá receber e só depende de você.

    O gabarito foi dado como Certo, mas para mim é errado.

  • Me causou um pouco de confusão a questão.

    E a dúvida permanece mesmo após ler a explicação que alguns apresentaram.


    TODA cultura organizacional é NECESSARIAMENTE uma cultura positiva, que leve ao "um por todos, todos por um"?


    Em uma empresa que trabalhe com vendas, por exemplo, pode haver um estímulo à competição entre os funcionários ou entre os setores pelo melhor desempenho. Dessa forma, muitas vezes, torna-se um ritual torcer para que os colegas não atinjam as metas ou, pelo menos, não ultrapassem o seu desempenho.


    A generalização feita na questão não estaria errada?

  • Concordo com o André. Mas penso que não é produtivo ficar discutindo com a banca. Se cair uma questão similar, marco que está certo e sigo em frente. Depois que eu atingir meu objetivo, não necessariamente seguirei esses preceitos no meu trabalho, principalmente, quando forem não produtivos, como o dessa questão.

  • Comentário:

    Esta empresa tem uma cultura organizacional forte. Quando isto acontece, os valores desta cultura são realmente seguidos e compartilhados por todos os seus membros. Além disso, os membros dessa organização  acabam demonstrando uma maior lealdade e compromisso com os objetivos e metas da organização. Outro fator positivo está relacionado com uma rotatividade menor e com uma redução na  necessidade de muitos controles e regras para coibircomportamentos indesejáveis.  A consequência é uma maior harmonia entre os funcionários. O gabarito é mesmo questão certa.  

    FONTE: RODRIGO RENNÓ Estratégia Concursos 

  • Difundir -> Espalhar

  • Questão ridícula. A cultura pode ser forte e ainda assim ter uma cultura individualista e competitiva. Esse examinador devia se aposentar.

  • Valores e crenças como pontos de referência claros: É um ponto positivo, pois entende-se que o gestor traça de forma consistente o que ele espera dos colaboradores para a realização do trabalho; por exemplo, união, respeito (por mais que não se gostem), etc.


    Valores e crenças compartilhados pelos colaboradores: É um ponto positivo, pois subentende-se que os colaboradores absorveram as políticas da empresa e compartilham uns com os outros os princípios estabelecidos.

  • um por todos e todos por um .... agora virou palhaçada mesmo...rsrsrs.. agora virou os três mosqueteiros e ?... não tinha o que o examinador doidão fazer... só pode mesmo.. só o cespe para inventar umas doideiras "conceitos, normas" .... senão aposentou tem e que morrer um cão desse kkkkk ... deveria estar a base de droga só pode kkkk

  • Tácito: não formalmente expresso

  • Só eu que discordo do gabarito?

     

  • Muito bom o entendimento da Lorrayne Carvalho. Tal questão pode ser enterpretado também da seguinte forma:

    Uma organização para todos e todos por uma organização.

     

  • Cultura Forte!!!!Pode ser também " estamos juntos e misturados "...kkk

  • É uma cultura forte, seus valores são compartilhados pelos membros da organização. 

  • CERTO

    O lema dos 3 mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, leva a administração participativa, onde os administradores desmontam a estrutura hierárquica e fazem com que os funcionários tenham maior papel no processo de tomada de decisões.

    tacito não formalmente expresso

    estabelece-se um acordo tácito= não formalmente expresso que evoca o lema “um por todos, todos por um”.

  • Minha dúvida é a seguinte, se a cultura difundida FOCAR o individualismo e a obtenção de resultados , por exemplo, numa corretora de valores (onde muitas vezes a cultura acirra a disputa entre os funcionários) o lema "um por todos, todos por um" não estaria em desacordo com a cultura vigente?

  • Depende muito de qual cultura a organização tem, como o colega abaixo falou.

  • Mas depende da cultura difundida, não?

  • questões nada tecnicas e extremamente interpretativas, zero de lógica.

  • Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida (PROMOVE INTEGRAÇÃO) e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores (PROMOVE CONVIVÊNCIA E AFINIDADE), estabelece-se um acordo tácito (AGIR DE FORMA CONSONANTE) que evoca o lema “um por todos, todos por um”.

  • Pra deixar em branco e seguir.

  • “um por todos, todos por um”.

    ah,então essa que é a famosa maconha

  • que porra é essa? 

  • questão péssima.

  • Achei que fosse uma questão sobre o filme dos 3 mosqueteiros kkkkkkkkkkkkk
  • Gabarito: certo.

    É a descrição de cultura forte, na qual os funcionários vestem a camisa da empresa!

  • Cespe se puxando

  • tão drogado quanto arquivologia 

  • porra cespe

  • certo.

    acertei, mas fiquei ''QUE?'

  • Que lindeza, meus queridos!

  • Eu pensei de forma bem básica: se a cultura e o clima são bons, os colaboradores ''vestem a camisa'' da corporação. 

  • Difundida e compartilhada. Igual nas redes sociais. Cria coleguismo. 

  • Acordo tácito e aquele em que as partes, sem declarar ou mencionar suas intenções, agem de forma consoante ao longo do tempo,de maneira que dessa relação passam a existir direitos e obrigações. 

    Fonte:dicionário  informal

  • ERREI, pois levei em consideração um dos principios de Demming (ciclo PDCA):


    Eliminar slogans. Mas vi que nao tem nada a ver com a questão.

  • Iti malia que coisa linda.

  • Às vezes menos é mais, lembrei do que a prof. Giovanna Carranza me ensinou, ao invés de ficar viajando demais, pense simples: o que tem de errado nessa afirmação? Pq não?

  • CERTO

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • picareta

  • Gab: CERTO

    Exatamente, Cis Araújo. Pensei dessa forma também! Não há porque estar errada - isso não quer dizer que ela não seja subjetiva - mas numa cultura organizacional em que os valores são pontos de referência claros e compartilhados por todos, podemos inferir que há união, logo, é possível dizer que evocam o lema “um por todos, todos por um”.

  • Acertei. Mas me parece que o examinador fumou maconha.