SóProvas


ID
955285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere à gestão da qualidade e a modelos de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.

O just in case e o just in time são ferramentas administrativas utilizadas, em regra, para a consecução do mesmo objetivo: o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • No sistema Just in Case, como o próprio nome já fala, é um processo quando se trabalha com um nível x de estoque, para o acaso de ocorrer algum problema a empresa terá a sua produção garantida.
    O JIC trabalha com o sistema de metas, ou seja, a empresa produz o que planeja e impõe a mercadoria ao consumidor.

     JUST IN CASE
    Estoques Elevados
    Lotes Elevados de Produção
    Setups Elevados
    Vários Fornecedores
    Manutenção Centralizada
    Linha de Produção

    O sistema Just in Time, tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção.
    O JIT trabalha com um sistema de pesquisacom relação à necessidade do mercado,com isso, atrai o consumidor.

    JUST IN TIME
    Estoques Zero
    Lotes Unitários
    Setups Rápidos
    Parceria com Fornecedores
    Manutenção Compartilhada
    Células de Manufatura
  • Errada.

    "A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques, ja o Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes, logo os objetivos são diferentes."

    Fonte: Site EVP - Prof. Giovanna Carranza.
  • UST IN CASE - JIC 
     
    A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.
     
    JUST IN TIME – JIT
     
    O sistema de produção Just in Time teve seu surgimento no Japão na década de 60, quando a produção em massa alcançava seu estágio mais alto nos países do ocidente.Criado na Toyota Motor Company e batizado como Sistema Toyota de Produção, o JIT redimensionou quase todos os conceitos existentes a respeito da produção em massa e toda a estrutura de custos associados a ela. Não é novidade que as empresas japonesas conseguiram reduções fantásticas com custos de seus produtos, melhoria na qualidade e flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes com aplicação dessas técnicas
     
    O JIT gerencia para obter o nivelamento da produção e age para diminuir as variabilidades no processoAtribui pequenos estoques de material em processo na frente de cada centro produtivo. Atingindo-se este estoque, o processo precedente é interrompido. Ao considerar-se toda a cadeia produtiva, o JIT mantêm uma quantidade de estoques intermediários bastante inferior ao JIC. Através de ferramentas e técnicas de solução de problemas, busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentos através da eliminação de todo desperdício.
    Três idéias básicas :
    - integração e otimização, tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado
    - melhoria contínua
    - entender e responder às necessidades dos clientes
    A meta do JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para isso é preciso trabalhar sobre seis objetivos básicos:
    1.Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura
    2.Produzir produtos de qualidade
    3.Reduzir os custos de produção
    4.Produzir somente em função da demanda
    5.Desenvolver flexibilidade de produção
    6.Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores
     
    JIC : ‘caso for necessário, estará pronto’
    JIT :  ‘quando for necessário, estará pronto’
    Disponível em: 
    http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/Temas/JIC-JIT.htm
  • BOM GENTE, NAO SENDO CONHECEDOR DESTE CONCEITO EU DEIXEII ESTA QUESTAO EM BRANCO, MAS COMO ALGUMAS  QUESTOES SE REPETEM, DEIXAREI O CONCEITO PARA NOS ADAPTARMOS A ESSE TERMO.
    JUST IN CASE - JIC
     
     
    A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.
    JIC :‘caso for necessário, estará pronto’
    JIT :  ‘quando for necessário, estará pronto’
  • Se o cliente compra tudo que é produzido, sendo a causa do uso do just in case, não seria isso uma gestão de insumos? Penso que a questão está correta, pois se preciso de muito insumo e consigo suprí-lo com o JIC, então teremos uma gestão de insumos aprimorada.
  • De maneira bem suscinta...
    Just In Case = Faz pra depois vender
    Just InTime = Vende pra depois fazer
    O “aprimoramento da gestão de insumos nas organizações” é um conceito que não tem relação com essas ferramentas (uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa).
    Segundo o artigo cuja fonte está relacionada abaixo, orienta quanto ao aprimoramento da gestão:
    Você vai poder aprimorar a gestão dos estoques através de padronização de itens e descrição desses; definir responsáveis por cada área do estoque, de modo a evitar o zoneamento; analisar as demandas para possíveis recálculo; mensurar nível de estoque; organização do almoxarifado levando em consideração o movimento de materiais; saneamento; automação; etc.
     
    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/11-dicas-sobre-gestao-de-estoques/68706/#
  • Não acho que o just in time e o just in case sejam ferramentas administrativas e e sim sistemas de produção com o objetivo de eliminarem desperdícios.
  • O just in case e o just in time são ferramentas administrativas utilizadas, em regra, para a consecução do mesmo objetivo: o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações. 

    O CESPE adora fazer suas pegadinha, né?

    Os dois são ferramentas (sistemas) para aprimoramento da gestão de insumos na organização e para um mesmo objetivos, mas são ferramentas (sistemas) de funcionamento diferente. Como é difícil saber o que essa banca quer! Ela não quer saber se a gente sabe, mas quer eliminar por cascas de banana. Depois não podemos reclamar da qualidade dos servidores públicos? Ou podemos?

  • Concordo com o Waldyr, uma vez que, as 2 ferramentas tem o mesmo objetivo: aprimorar a gestão dos insumos, porém, utilizam metodologias diferentes.

    Questão muito vaga.

  • Os objetivos dos sitema JIC e JIT são diferentes, porém, a banca citou uma explicação sobre o objetivo cobrado, que é: "o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações."

    Portando eu entendo como certa, pois ambos sistemas tem esse objetivo citado no corpo da questão...

  • Marquei errado, pois lembrei que meu professor de ARM na faculdade sempre dizia que o JIT não é uma ferramenta administrativa e sim uma FILOSOFIA que inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.


    Segue link associando o JIT como uma filosofia, alguns livros de ARM conceitua o JIT como uma filosofia.

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/


    Em relação a pergunta:

    Os objetivos não são os mesmos. O JIC tem como objetivo antecipar a demanda futura sob a forma de estoques. Já o JIT trabalha com puxar a produção, ou seja, tudo é produzido a tempo e a hora, nunca antes.

    Fonte: http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1369742889&archive=&template=testenot


    Vejam essa pergunta:

    1 • Q199579 •  •  Prova(s): CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração

     Ver texto associado à questão

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, a respeito de administração de materiais. 

    De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.

    Gabarito: Certa.


    Vamos responder muitas questões galera, uma pergunta pode ser a resposta de outra.


    Bons estudos.

  • A única que conseguiu explicar o erro da questão foi a Gabi, Gabriela. 

    Obrigado, Gabi.

  • Embora o Just in Time seja uma filosofia e não uma ferramente, o erro da questão é considerá-las que são utilizadas para o mesmo objetivo. Já vi questão da Cespe afirmando o JIT se tratar de uma ferramente administrativa, então devemos seguir a banca neh.

    (CESPE / MPS / 2010) A ferramenta de administração denominada just in time é um modelo de gestão de estoques que busca reduzir o desperdício.

    Gabarito: CERTA..... * não achei esta questão aqui no QC mas quem quiser dar uma olhada lá. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MPS_SIMPLIFICADO2010/arquivos/MPS_10_008_10.pdf (questão 92)

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MPS_SIMPLIFICADO2010/arquivos/Gab_Definitivo_MPS10_008_10.PDF


  • Eu errei, mas, analisando bem a questão, penso o erro esta em "insumos". Como o Just In Case trabalha com produção empurrada, o objetivo é não deixar faltar produto no caso de demanda, ou seja, aprimorar a gestão de estoque de produtos acabados. 

  • O just in case (ou sistema de produção empurrada / sistema tradicional de abastecimento) não visa ao aprimoramento da
    gestão de insumos nas organizações, tendo em vista que trabalha com estoques.
    E lembre-se: estoque = desperdício!


    Fonte: Renato Fenili

  • Não tem o mesmo objetivo porque o just in case não tem estoque.

  • Concordo com o Waldyr Junior e a Danieli Paula,  pois como já foi dito as duas ferramentas tem o mesmo objetivo que é aprimorar a gestão dos insumos, contudo, utilizam métodos diferentes.

  • Just in case (JIC): estoque máximo. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades.

    Just in time (JIT): estoque mínimo. Através de ferramentas e técnicas de solução de problemas, busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentos através da eliminação de todo desperdício.

     

    Tendo estes conceitos-resumo em mente, fica fácil notar que o JIC está "nem aí" para o aprimoramento da gestão de insumos. Enquanto que o JIT é meio "vida louca" e gosta de tudo com "muita emoção".

     

    At.te, CW.

    JUST IN CASE – JUST IN TIME. www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/Temas/JIC-JIT.htm

  • Just in case trabalha com estoques elevados p garantir a produção do material. Just in time trabalha com estoques mínimos.
  • Pessoas, qual material vcs usam pra estudar essa matéria?
    Usei os pdfs do estratégia pro mpu e não tem nem cheiro disso...

  • Marquei como CORRETA, pois just in time e just in case buscam, com suas respectivas particularidades, aprimorar a gestão de insumos. Se o CESPE considerou a questão errada, só pode ser por que não considera o JIC JIT ferramentas, mas sim, filosofias. Foi a única "brecha" que encontrei para margem de erro. A interpretação do CESPE é muito volátil. 

  • ERRADO

     

    Não têm o mesmo objetivo. 

     

    just in time  = busca o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações = PRODUÇÃO PUXADA

    just in case = sistema tradicional, busca por alto níveis de estoque = PRODUÇÃO EMPURRADA

     

     

    FONTE: http://professoradanimarreiros.blogspot.com.br/2012/05/just-in-case-jic.html

  • Concordo com a Lia Silva. 

     

    Os dois sistemas buscam o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações. 

    A menos que o examinador tenha considerado o just in case como regra, e o just in time como aquele que vem para inovar e trazer esse conceito de aprimoramento, já que nasceu depois do JIC. Enfim bem relativo e difícil de saber o que o examinador quer...

  • Gente eu nem olho mais os cometário dessa professora, é perca de tempo.

  • Essa professora parece a Dilma falando .. 

  • Just in Time ( JIT ): quanto menos estoque melhor.

    Just in Case ( JIC ): quanto mais estoque melhor.

     

    * Ambos divergentes. Portanto, o fragmento "consecução do mesmo objetivo " da afirmativa está errado.

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • Douglas Lemos, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Just in time (JIT)

    Essa metodologia prevê que a empresa trabalhe com o estoque mínimo.

    O nível mais baixo de mercadorias ajuda a reduzir custos e possibilita trabalhar melhor a demanda, fatores que fizeram essa técnica se tornar mais conhecida e amplamente adotada.

    Para ser efetivo, o JIT depende diretamente de uma previsão de vendas eficiente. Isso porque os produtos somente são produzidos quando há a necessidade.

    Just in Case (JIC)

    Esse método é aquele que acredita que é melhor sobrar do que faltar.

    É muito utilizado por empresas que não têm dados de históricos de vendas e, por isso, não conseguem fazer a previsão da demanda.

    Porém, é importante fazer essa projeção para evitar que os produtos fiquem obsoletos e tenham que ser descartados porque a validade expirou, por exemplo.

    A finalidade dessa técnica é manter o nível de estoque sempre alto e garantir que todos os pedidos sejam atendidos.

    Os dois buscam aprimorar a gestão de acordo com seu segmento.

    Continuei sem entender porque está errada a questâo; O objetivo é o mesmo de atender o cliente cada um com suas vantagens e desvantagens porém apostando em cenários distintos de mercado.

    Todo lugar que pesquisei entende que os objetivos são diferentes...gostaria que alguém pudesse me explicar.

     

     

  • Errei tbm por consideram que ambos busquem uma melhoria na gestão de insumos, mas talvez, a diferença seja que o JIC não quer aprimorar nada....e sim se garantir KKKK.

  • Prever maior estoque (JIC) é diferente de prever estoque mínimo(JIT), e para mim ambos são diferentes de melhoria na gestão de insumo. Ambos são metodologias, mas não ferramentas de melhoria.

  • JIC não aprimorada nada, é filosofia estoquista, desperdício de grana, poir isso a questão está errada.

  • Enquanto um foca em ter o estoque o mais reduzido possível, a outra é o oposto e segue a regra do quanto mais melhor.

  • Esse gabarito não me entra. Ora, cada empresa sabe como gerir melhor o estoque para o seu lucro, uai!

  • JIC: qto mais estoque melhor.

    JIT: trabalhar com o estoque reduzido possível.

    ERRADO

  • Gab: ERRADO

    Parei na parte em que trata o JIT como ferramenta administrativa, quando, na verdade, é uma Filosofia gerencial em que proporciona aumento da qualidade.

  • Achei essa questão meio doidera. Segue explicação do gabarito, segundo apostila do Prof. Ronaldo Fonseca, do Direção Concursos.

    O sistema Just in Case (modelo americano), é um processo em que se trabalha com um nível determinado de

    estoque, para o caso de, ocorrendo algum problema, a organização terá a sua produção garantida.

    O sistema Just in Time (modelo japonês) tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e

    no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas

    da linha de produção.

    Assim, os insumos são evidenciados na ferramenta administrativa Just In Case, e não Just In Time.

  • Traduzido do inglês-Manufatura just-in-case é um termo aplicado às vezes aos sistemas tradicionais de manufatura usados antes da influência das tecnologias modernas e das novas infra-estruturas de transporte. É o contrário, de muitas maneiras, ao sistema de fabricação just in time, recentemente desenvolvido. 

  • Ambos são métodos de planejamento e controle das operações e dos estoques, em nada possuem ligação com aprimoramento, melhoria..