-
Organicidade: relação orgânica, natural que os documentos têm com o conjunto ao qual pertencem. É a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas relações internas e externas. *Os documentos mantêm relações entre si, como partes de um organismo, por isso, um documento solto não tem valor arquivístico, somente se pertencer a uma série documental.
*Analogia: um coração e/ou um cérebro (apesar de muitos não usarem, rs), por exemplo, fora de umorganismo (corpo humano) perdem seu valor. Eles só funcionam quando fazem parte de um conjunto em uma relação orgânica.
-
Questão CERTA.
O documento de arquivo tem mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele, logo, se tal documento for destacado do seu conjunto, poderá perder valor.
-
Galera, '' pode perder '' não estaria abrindo a opção de '' não perder valor ''. Pq, no meu entender, quando eu digo que pode acontecer algo, indiretamente, estarei dizendo que também pode não acontecer. E, levando em conta a significação orgânica do arquivo, necessariamente, um documento destacado do seu conjunto irá perder valor. Eu errei essa questão no MPU... viajei?? A verdade é que a cespe faz umas paradas tão loucas que você acaba tentando achar chifre em cavalo --'
-
Um documento fora
de seu dossiê pode não ter significado. Lembre-se que dossiê é um conjunto de
documentos sobre algo ou alguém, cuidado, pois nos filmes e novelas, esta
palavra é usada com valor negativo.
Letra:C
-
Gabarito: Correto.
Nesta questão a cebraspe cobra indiretamente o princípio da organicidade, o qual estabelece que a organização os arquivos documentais refletem as atividades e funções de uma instituição. Dessa forma, quando temos um documento desprendido do seu contexto organizacional ele pode perder o seu valor, uma vez que ele se tornará um documento descontextualizado.
-
Uma das características dos documentos de arquivo é a organicidade. Dizer que um documento é orgânico é o mesmo que dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição. Quando tiramos um documento do seu conjunto, ele perde o contexto no qual foi produzido, ou seja, perde sua significação orgânica. Sempre que pensarmos em organicidade, temos que relacionar com a razão do documento ter sido criado e lembrar que ele é criado por um motivo, para atender determinado fim e, principalmente, que é criado dentro de um contexto.
Gabarito: CERTO
Fonte: Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos
-
CERTO
"Os documentos de arquivo formam um conjunto orgânico, resultado das atividades de uma pessoa ou entidade. Portanto eles devem ser analisados e interpretados no conjunto no qual foram acumulados. Quando um documento está destacado do seu conjunto ele pode perder sua relevância (valor)."
- Profº Darlan Eterno
-
Isso é até óbvio. Só uma folha de um livro não conta sua história.
-
*** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.
Princípios:
Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.
Há dois tipos de fundos:
- Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos;
- Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
Organicidade: produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.
Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.
Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.
Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.
Outros princípios:
- Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);
- Princípio da Territorialidade: os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;
- Princípio da Pertinência Temática: os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.
Macete:
Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência ---> Sério isso cai em prova.
--
Fontes:
- Estratégia Concursos;
- Outras questões do CESPE;
- Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).
-
O documento solto não tem valor arquivístico, somente se pertencer a uma série documental, a qual acumula um conjunto de documentos originados em função de uma atividade, uma manifestação de uma ação, uma vontade, assumindo um caráter orgânico dentro de uma relação hierárquica e ratificando sua criação em função de um objetivo.
Fonte: Qconcursos.
-
O documento solto não tem valor arquivístico, somente se pertencer a uma série documental, a qual acumula um conjunto de documentos originados em função de uma atividade, uma manifestação de uma ação, uma vontade, assumindo um caráter orgânico dentro de uma relação hierárquica e ratificando sua criação em função de um objetivo.
Fonte: Qconcursos.
-
A relação orgânica entre os documentos de arquivos significa que os mesmos apresentam relação de dependência uns com os outros, de modo que um documento destacado de seu conjunto perde parte de seu significado.
-
a organicidade é a principal característica de um documento de arquivo. Um documento orgânico é aquele produzido no decorrer das atividades da instituição para subsidiar as suas atividades. Desse modo, se esse documento for retirado do contexto de produção, ele perderá o seu valor, perderá o seu significado, perderá a razão pela qual foi produzido.
-
CERTO
-
E eu achando que era princípio do inter-relacionamento, porque não seria?
-
Quanto mais estudo arquivologia mais me sinto burr@
-
GABARITO CERTO.
Os documentos devem apresentar inter-relacionamento. Logo, os documentos devem ser analisados dentro deste conjunto, deste contexto. Por conseguinte, retirar um documento do conjunto a que pertence é anular seu significado.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.