SóProvas


ID
956443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
OAB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Empresa pública de transporte coletivo firmou contrato com rede de distribuição de combustíveis para que, pelo prazo de 24 meses, fornecesse gás natural veicular para sua frota de ônibus, pagando, por metro cúbico de gás, o valor médio cobrado pelo mercado segundo levantamento feito pela ANP. No nono mês de vigência do contrato, o principal fornecedor de gás ao Brasil teve de suspender o fornecimento do produto devido a graves problemas político-sociais internos. A contratada se vê impossibilitada de cumprir a avença nos termos pactuados.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "A teoria da imprevisão consiste, assim, no desequilíbrio das prestações sucessivas ou diferidas, em consequência de acontecimentos ulteriores à formação do contrato, independentemente da vontade das partes, de tal forma extraordinários e anormais que impossível se tornava prevê-los razoável e antecedentemente. São acontecimentos supervenientes que alteram profundamente a economia do contrato, por tal forma perturbando o seu equilíbrio, como inicialmente estava fixado, que se torna certo que as partes jamais contratariam se pudessem ter podido antes antever esses fatos. Se, em tais circunstâncias, o contrato fosse mantido, redundaria num enriquecimento anormal, em benefício do credor, determinando um empobrecimento da mesma natureza, em relação ao devedor. Consequentemente, a imprevisão tende a alterar ou excluir a força obrigatória dos contratos."



    Fonte:http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/teoria-da-imprevis%C3%A3o-e-seus-reflexos-na-fun%C3%A7%C3%A3o-social-do-contrato
  • É Fato da Administração e, não, Fato do Príncipe.

    Fato do príncipe ocorre quando determinação estatal, sem relação direta com o contrato administrativo, o atinge de forma indireta, tornando sua execução demasiadamente onerosa ou impossível.

    Fato da administração é a ação ou omissão do Poder Publico contratante que atinge diretamente o contrato, inviabilizando ou retardando seu cumprimento ou tornando-o exageradamente oneroso.

    Ou seja, como os graves problemas político-sociais internos não tiveram relação direta com o contrato, eles se enquadram como Fato da Administração.
  • eu sei que não vai agregar em nada esse meu comentario...mas que especie de substancia psicoativa o examinador usou para colocar a alternativa D?????? rsrsrsrs
  • Continuo na dúvida: para mim esse é um caso de fato do príncipe. Dessa forma, as duas alternativas estariam corretas: "A" e "C", devendo a questão ser anulada.

    Fato do príncipe é uma determinação geral do Estado que atinge o contrato reflexamente, ao passo que fato da Administração, é uma ação ou omição do poder público que está diretamente relacionado ao contrato. 
    Pergunta: O principal fornecedor de gás do Brasil deixa de fornecer o produto devido problemas internos e isso é uma ação ou omissão relacionada diretamente ao contrato????

    "Exemplos de fato do príncipe seriam um significativo e imprevisível aumento de um imposto incidente sobre bens a que tenha o contratado se obrigado a fornecer ou até mesmo a edição de lei proibindo a importação de um bem que devesse ser fornecido pelo contrtatado à administração. Nesse último caso, uma vez que restaria impossível a execução do contato, caberia a rescisão sem culpa do contratado." (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Direito Administrativo Descomplicado, 21º edição, pg. 571).
  • A questao nao diz que houve atuacao do governo do "principal fornecedor de gás para o Brasil", em proibir a exportacao ou taxa-la a maior, e sim que houve graves problemas político-sociais, imaginemos um conflito que tenha desencadeado em uma greve de trabalhadores. Destarte, nao haverá obrigacao de indenizar porque ocorreu, possivelmente, uma forca maior (mas nao por um fato do príncipe).

  • Não poderia ser letra "c" porque a questão não fala de onerosidade, o que caracteriza fato príncipe. 

  • Gabarito oficial letra "a";
    Conceito da Teoria da Imprevisão:
    Alexandre Mazza - 2012 : " (teoria da imprevisão): é o acontecimento externo ao contrato, de natureza econômica e estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que cause desequilíbrio contratual. Exemplo: aumento de tributo determinado por entidade federativa diversa da administração contratante. A recomposição decorrente de álea econômica está relacionada com a aplicação, na seara dos contratos administrativos, da teoria da imprevisão. Para que tal circunstância possa gerar revisão tarifária, faz -se necessário o preenchimento de algumas condições, de modo que o fato seja: a) imprevisível quanto à sua ocorrência e ao alcance de suas consequências; b) estranho à vontade das partes; c) inevitável; d) causador de significativo desequilíbrio ao contrato;

  • Cara, não pode ser fato do príncipe porque os problemas políticos sociais não foram causados pela autoridade ( pelo príncipe)

  • problemas político-sociais interno ???

    Imaginei que os problemas seria referente a fatos interno da empresa e não de algo imprevisível por fato do princípe