As bases da gestão em saúde devem seguir os princípios e diretrizes do SUS como universalidade, equidade e integralidade e participação popular. Ou seja, trazendo para o campo em questão, tem de haver a integração e participação de todos os atores do processo, que no caso do hospital de todos os trabalhadores e usuários, esses devem ser ouvidos e participar ativamente no aprimoramento e melhora do atendimento em saúde.
Algumas alternativas da questão são totalmente contra uma gestão eficaz. Você isolar os funcionários não irá melhorar o atendimento de forma alguma.
A sinalização no hospital é importante, mas os problemas apresentados não sofrerão mudanças com essa medida ou a de colocar placas nas portas com nomes de funcionários, pois há problema com motivação de profissionais, equipamentos, equipes insuficientes...
O Ministério da Saúde trabalha com descentralização, logo, é totalmente averso ao SUS uma gestão vertical, sem a participação dos funcionários da instituição.
Resposta A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS - ParticipaSUS / Ministério da Saúde,
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
Resposta : A