-
Provisão
Consiste no envio do pedido de material para o almoxarifado, objetivando a reposição dos artigos a serem usados na unidade.
Assim os sistemas de reposição podem ser realizados de quatro formas: - Sistema de reposição por tempo: muito usado na enfermagem, a reposição ocorre em épocas pré-determinadas, forma grandes estoques.
- Sistema de reposição por quantidade: faz o pedido de uma quantidade determinada quando se observa que na unidade o estoque chega ao nível mínimo (estoque que garante o tempo de espera da reposição), é um método bastante vantajoso, porém deve-se ter observação constante por parte do responsável para não ocasionar falta de material.
- Sistema de reposição por quantidade e tempo: deve ser feito a previsão dos materiais que serão solicitados uma certa quantidade em um determinado tempo, colabora para o não esquecimento da emissão de solicitação do material e evita a formação de grandes estoques.
- Sistema de reposição imediata por quantidade: geralmente realizado em hospitais particulares, onde é solicitado somente o que o paciente irá usar.
As instituições devem dar maior atenção aos materiais que acarretam maiores gastos, dentre estes, não estão incluídos, somente os de maior custo unitário, mas também aqueles que o custo unitário é pequeno porém se comprados em grandes quantidade podem representar um custo elevado, nesse grupo também podem ser incluídas os materiais que na falta podem acarretar riscos para os clientes.
-
Gente, qual a resposta certa A ou B?
Porque no serviço onde estagio já vi das duas maneiras.
-
Gente, qual a resposta certa A ou B?
Porque no serviço onde estagio já vi das duas maneiras.
-
Gente, qual a resposta certa A ou B?
Porque no serviço onde estagio já vi das duas maneiras.
-
Correta pela banca, letra E
O mapa de consumo de material auxilia também na realização dessa etapa.
O sistema de reposição pode ser realizado de quatro formas:
Sistema de reposição por tempo: em épocas predeterminadas as cotas são repostas integralmente;
Sistema de reposição por quantidade: quando o estoque chega a um nível mínimo, denominado de estoque de reposição, é feita a reposição do material tendo por base a cota predeterminada, independente de um prazo estipulado;
Sistema de reposição por quantidade e tempo: é estabelecida uma cota para um determinado tempo, e em uma época predeterminada, é feita a solicitação de materiais na quantidade necessária para repor o estoque;
Sistema de reposição imediata por quantidade: os materiais são encaminhados diariamente ou com uma freqüência ainda maior, para a unidade, de acordo com o consumo.
Fonte: FONSECA, M. das G. Administração de materiais em enfermagem. Juiz de Fora, EEUFJF/Depto EBA, 1995.
-
e) sistema de reposição por tempo, ou seja, a reposição ocorre em épocas pré-determinadas e forma grandes estoques.
Não concordo, e acho que as resposta
.a) sistema de reposição por quantidade, ou seja, faz-se o pedido de uma quantidade determinada, quando se observa que, na unidade, o estoque chega ao nível mínimo (estoque que garante o tempo de espera da reposição). Este é um método bastante vantajoso, porém deve ser observado, constantemente, por parte do responsável, para não ocasionar falta de material.
é a que retrata melhor. Resumindo errei e não concordei.
-
-
Alguem me explica onde que formar grandes estoques é o ideal? Eu aprendi que o certo era contabilizar o que foi utilizado no período anterior acrescer uma margem de segurança para ser solicitado novamente para o mesmo espaço de tempo...