SóProvas


ID
961609
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à readaptação do servidor público, de acordo com a Lei nº 8.112/1990, analise as assertivas abaixo.
I. É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
II. A capacidade física ou mental do servidor público não prescinde de verificação em inspeção médica.
III. Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será colocado em disponibilidade.
IV. A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) 

         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Onde consta que não prescinde de inspeção médica??

  • Prescindir = Dispensar

    Não Prescindir = Não dispensar

     

    Cuidado para não enteder a palavra prescinde como "necessita". Pois se não você vai entender a alternativa II como errada.

     

    O Art. 24 diz "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

     

    Ja o numero II diz: "A capacidade física ou mental do servidor público não prescinde (não dispensa) de verificação em inspeção médica." 

  • As bancas adoram essa palavrinha "prescinde"

  • Nos casos de READAPTAÇÃO, NÃO existe por em DISPONIBILIDADE.

     

    O servidor trabalhará como EXCEDENTE até surgir a vaga.

  • Questão relaciona 04 (quatro) afirmações, para que seja feito o exame de sua veracidade, no contexto da Lei 8.112/90, acerca da readaptação do servidor público.

    I. Correta. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica, nos termos do art. 24, da Lei 8.112/90.

    II. Correta. Conforme o art. 24, da Lei 8.112/90, a capacidade física ou mental do servidor público não prescinde (não dispensa) verificação em inspeção médica.

    III. Incorreta. Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado, nos termos do art. 24, §1º, da Lei 8.112/90.

    IV. Correta. Corresponde aos exatos termos do art. 24, §2º, da Lei 8.112/90.

    Ante o exposto, é correto o que se afirma em I, II e IV, apenas.

    GABARITO: D.

  • III. Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será colocado em disponibilidade.

    APOSENTADO (art.24_§ 1º)

    .

    IV. A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.