SóProvas


ID
96259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A avaliação de programas de governo é uma das modalidades de auditoria operacional, e tem em vista, entre outros aspectos, a avaliação da efetividade de programas e projetos governamentais. Nesse sentido, a efetividade pode ser entendida como o efeito ou o impacto transformador causado pelos serviços prestados ou pelos bens disponibilizados por uma organização sobre uma realidade que se pretende modificar. Assinale a opção que traduz mais apropriadamente, em um programa governamental, o significado da efetividade.

Alternativas
Comentários
  • Efetividade é a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo.Errei a questão,pois estes dois conceitos sempre foram muito confusos para mim.Bolei um jeito de tentar lembrar..vamos ver se funciona.Efetivo = lembra de funcionário efetivado. Ser efetivado no serviço é entrar para uma vaga e preenchê-la,né? Ou seja, ser contratado. Entrou, trabalhou e produziu uma consequência: A EFETIVAÇÃO.Por enquanto, foi isso que consegui. :)
  • A efetividade está ligada diretamente à finalidade de uma ação. Um exemplo básico para diferenciar efetividade de eficácia.O governo planeja construir um aeroporto em uma cidade objetivandoaumentar a exploração do turismo na região.Se o governo construir o aeroporto, isso o torna EFICAZ. Ele, simplesmente, agiu. Se o aeroporto aumentar o turismo na região, isso a torna efetiva.Se não aumentar o turismo, eficaz e inefetivo, pois não cumpriu o seu objetivo. Espero ter ajudado.
  • Pense sempre nos objetivos quando pensar em efetividade.
    a) Qual o objetivo de aumentar o número de alunos formados nas instituições de ensino superior? -> suprir o mercado de trabalho com profissionais capacitados.
    b) Qual o objetivo de capacitar pessoas desempregadas? -> reinserí-los no mercado de trabalho.
    c) Qual o objetivo de atender pacientes? -> melhorar sua saúde.
    d) Qual o objetivo de ter uma população alfabetizada? -> melhoria do bem estar, com acesso ao mercado de trabalho, ampliação do conhecimento, melhoria da saúde (de maneira indireta), etc.
    e) Qual o objetivo de estradas construídas? -> melhorar o transporte rodoviário de ponto A a B.

    Ou seja, de nada adianta ser eficaz, melhorando o número de formados se o mercado não precisa de determinada formação; não adianta atender muitas pessoas se não estou resolvendo o problema de saúde delas; não adianta alfabetizar as pessoas se elas continuam analfabetas funcionais; e não adiante construir estradas em locais onde ninguém passará. Enfim, enquanto a eficácia mede se algo foi feito, a efetividade mede seus efeitos.
  • Para ser considerado efetivo, faz-se necessário que o impacto positivo seja necessariamente decorrente da ação realizada, ou seja, deve haver vinculação entre efeitos e o programa.